quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

INTELIGÊNCIA - Grau de escolaridade, favor não confundir

INTELIGÊNCIA - GRAU DE ESCOLARIDADE, favor não confundir.

Ontem na minha ( nossa ) Oração da Manhã avisei que ia sair para pescar com um amigo, mas na presa para sair cedo, não lembrei de dizer o seu nome, apesar de em janeiro do ano passado, também numa quinta-feira, mas precisamente no dia, 22 de janeiro de 2009 ter mencionar o nome do Edinho e descrever uma de nossas pescarias, além de falar sobre outras coisas, na publicação que fiz no meu Blog com o título: “PORTUGAL, PORTUGUESES, EUROPA, AMÉRICAS E MUNDO – CARTA DENÚNCIA DE UM BRASILEIRO”, que ainda pode ser lida ( Até hoje está matéria é muito lida, com inúmeras visitas em meu Blog, a partir de Portugal, mas também do Brasil e outras partes do Mundo ), ressaltando contudo, que na época o meu corretor de texto era o mesmo que até hoje tenho no meu Notebook, mas o meu Amigo e Professor de Linguística, DiAfonso, do Blog TERRA BRASILIS, que também leu, a meu pedido prometeu fazer uma revisão, inclusive observando entre outras coisas, a semântica, sem alterar o conteúdo, o que ainda não teve tempo de fazer, o que compreendo, mesmo porque anda ocupado não só com seu Blog, mas principalmente com sua filha CLARA, nascida há poucos meses, o que requer dele tempo para trocar fraldas, cuidar das vacinas, etc...

Sempre defendi a tese de que não se deve confundir INTELIGÊNCIA e até mesmo CULTURA, com grau de escolaridade, porque conheço e conheci muitas pessoas com Diplomas Universitários, principalmente alguns Advogados, com os quais trabalhei quer como Colega quer enquanto estive Juiz de Direito, excelentes pessoas, de boa formação familiar e dedicados e atenciosos com os clientes e funcionários de cartório, com quem mantive e com alguns ainda mantenho um ótimo relacionamento como “pessoas”, tenho por elas respeito, mesmo porque eram até mesmo bem intencionados e trabalhadores, assim como alguns médicos, dentistas, etc., alguns até falando mais de uma língua estrangeira, que então se julgam verdadeiros “Doutores e Super Inteligentes”, mas na verdade , mesmo aqueles que são competentes em suas área de atuação não são inteligentes, segundo meu humilde entendimento, mesmo porque inteligência não é coisa que acredito ser um dom especial de poucos, mas uma arte que precisa ser desenvolvida. Na intimidade com alguns mais chegados, até digo para eles com toda franqueza que precisam parar de ver as notícias da Globo e ler e colocar em seus Escritórios ou Consultórios revistas como Veja e Caras, até mesmo um deles, que considero MUITO INTELIGENTE, mas justificou que são estas as revistas que os seus clientes e/ou pacientes ( coloquei desta forma para não identificar o Respeitável Profissional ) da Zona Sul do Rio de Janeiro gostam de ler.

Deixo bem claro, que não estou julgando qualquer profissão ou pessoa de forma preconceituosa, com recentemente fez o Boris Casoy, mas só exemplificando para desenvolver meu raciocínio, mesmo porque não, quero dizer com esta análise de uma tese que sou inteligente, mas tive a sorte de ter um Pai, já falecido, que apesar de só ter a antiga 5ª séria primária, gostava de ler e era inteligente e também tive a honra de trabalhar quando garoto e até o penúltimo ano de Faculdade de Direito, no Cartório do 2º Ofício de Teresópolis, com o Sr. Alfredo Antonio de Carvalho, também falecido não tem muito tempo, salientando que o meu Professor Alfredo, não tinha Curso de Direito ou outro curso universitário ERA MUITO INTELIGENTE, certo que devo a estas duas pessoas, minha formação familiar, moral e profissional até ingressar na Faculdade de Direito ( UCP – Universidade Católica de Petrópolis ), onde tive a sorte de estudar LÓGICA E ÉTICA, coisa rara nas faculdades, mesmo naquela época. Mas voltando a falar de Alfredo, ele era um estudioso e quem literalmente ensinava antigos Advogados da cidade resolver os casos mais complexos.

Alfredo ou Alfredinho, como era carinhosamente chamado, relutava em fazer faculdade de Direito dizendo que não tinha tempo, mas depois que eu ingressei na faculdade em 1969, salvo engano no ano seguinte, ele resolveu fazer o Curso de Direito à noite numa faculdade no Rio de Janeiro e depois ainda fez um curso de Pós Graduação , não sei se Doutorado, mas com certeza de DIREITO CONSTITUCIONAL. Aprendeu mais alguma coisa do que sabia sempre estudando sozinho, acredito que muito pouco e se ganhou dois diplomas, SUA INTELIGÊNCIA, INTEGRIDADE, HUMILDADE E SIMPLICIDADE continuou sendo a mesma que tinha antes dos cursos que fez.

Ainda quando trabalhava no Cartório tive a oportunidade de conhecer o Senhor JOAQUIM ROLAS, famoso por ser dono do “Quitandinha” em Petrópolis e grande empresário no ramo imobiliário, com loteamentos não só em Petrópolis como em Teresópolis, onde criou um bairro e por algumas vezes fui ao Rio para “pegar” sua assinatura em escrituras, no seu Grande Escritório, cercado de Advogados que liam o documento e depois o autorizavam a assinar, coisa que demorava fazer em decorrência da baixa escolaridade, MAS SEM DÚVIDAS FOI UM HOMEM INTELIGENTE, com grande tino empresarial. No Brasil e no mundo, certamente temos vários exemplos de casos assim e nem preciso citar o nome do fundador de um dos maiores Bancos do País, que iniciou sua vida como tropeiro de mulas.

Mas agora quero falar só do meu Amigo Edinho ou Edson Ferreira do Santos, quem confessa não ter bom nível de escolaridade, mas não é porque o considero um amigo que digo: “De uma INTELIGÊNCIA E COMPETÊNCIA INVEJÁVEL”.

Marinheiro profissional, com Habilitação “ barra fora” (creio que assim mesmo, porque minha habilitação que começou como Arraes Amador em dezembro de 2004, só no final de julho de 2009 passou a ser de Mestre Amador, graças ao que aprendi com ele , já estou satisfeito com o que necessito e fico por aqui) ) está habilitado a conduzir ou “pilotar” navios cargueiros de grande porte, mas na verdade é piloto exclusivo do dono de um Iate de 54 pés, que não vou identificar porque não fui autorizado, mesmo porque o Edinho ainda não sabe que estou escrevendo alguma coisa a seu respeito. Tem carteira assinada, ganha um bom salário e ama o que faz. Além de todos os cursos sobre náutica que tem, sempre se atualizando, utiliza o Notebook para as viagens e outras coisas, logicamente que para cartas náuticas. Entende de GPS como ninguém, com curso específico para navegação, mas também para marcar pesqueiros, entre outras coisas, que estou aprendendo agora com ele. Baiano natural de Ilhéus sempre teve contato com o mar, mas ainda novo veio para Itacuruçá/RJ e começou a trabalhar ajudante de barqueiros no Iate Clube de Itacuruçá, Sabe pescar como poucos e é especialista na pescaria de “pargos”, ou “pargo rojo”, como se diz em espanhol, sem dúvida o peixe que mas gosto de comer, tanto aqui como quando viajo para algum lugar do Caribe. Tem brevê para pilotar ultraleve, mas como não tem condições de comprar um está esperando que seu “patrão” como gosta de dizer, compre um de quatro passageiros, conforme já está previsto, enquanto isto usa o Notebook e Internet para fazer simulações de voos e como se desloca muito em razão do seu trabalho no helicóptero do patrão já está pensando em aprender a pilotar mais este tipo de aeronave. Enquanto pescamos falamos sobre tudo, mas sempre que vê alguma coisa nova para mim, faz questão de explicar com detalhes, tentando ensinar.

Conhecido e admirado por todos marinheiros que conheço ainda tem fama (merecida) de ser o maior pescador de pargos da região. Sua INTELIGÊNCIA, HUMILDADE, SIMPLICIDADE E COMPETÊNCIA, sempre são destaques nas conversas que tenho com as pessoas que o conhecem de longa data.

Edinho, obrigado por seu meu amigo.

Um forte abraço,

Saraiva

Nenhum comentário: