sábado, 27 de março de 2010

Caso Nardoni devolve confiança na Justiça

27/03/2010 - 09:27

Caros leitores,

só vou poder voltar a fazer a moderação de comentários mais no final da tarde porque hoje é aniversário da minha netinha mais velha.

Grato pela compreensão,

Ricardo Kotscho

***

Após uma semana em que o país, querendo ou não, ficou ligado no julgamento do casal Nardoni, espero que o resultado anunciado no início desta madrugada de sábado, com a condenação dos dois acusados pela morte da menina Isabella, de 5 anos, tenha servido para devolver à população a confiança na Justiça.

Chega de impunidade! Aqui se faz, aqui se paga, dizia-se antigamente, antes que em tempos mais recentes se alastrasse na população o sentimento de que basta ter dinheiro para pagar bons advogados que ninguém vai para a cadeia.

Neste julgamento, até onde consegui acompanhar, cada um cumpriu seu papel como deve: o juiz Maurício Fossen, o promotor Francisco Cembranelli, o advogado da defesa Roberto Podval e os sete anônimos jurados. Deu a lógica, fez-se Justiça: o pai, Alexandre Nardoni, foi condenado a 31 anos de prisão e, a madrasta Ana Carolina Jatobá, a 26 anos _ exatamente o mesmo tempo de vida de cada um. Era simplesmente inverossímel a versão da defesa de que uma terceira pessoa no apartamento pudesse ter cometido o bárbaro crime.

Como lembraram vários leitores durante a semana, falta agora que se faça Justiça também em muitos outros crimes que continuam impunes, como o do meu colega jornalista Antonio Pimenta Neves, réu confesso da namorada assassinada a tiros uns dez anos atrás, que continua livre, leve e solto, esperando a prescrição da pena.

Datafolha mostra nova

inversão da curva

Virou uma gangorra a campanha eleitoral: segundo os resultados da nova pesquisa Datafolha publicada hoje, o governador José Serra voltou a crescer quatro pontos (foi de 32 para 36) e abriu nove de vantagem sobre a ministra Dilma Roussef, que oscilou um ponto para baixo (de 28 para 27).

Na pesquisa anterior, do final de fevereiro, a curva mostrava exatamente o contrário, com Serra em queda de cinco pontos (de 37 para 32) e Dilma subindo os mesmos cinco pontos (de 23 para 28), caminhando para um empate técnico.

Este resultado inverte o astral de tucanos e petistas, exatamente na semana em que a campanha começa oficialmente, com o governador Serra e a ministra Dilma deixando seus cargos para concorrer à sucessão presidencial. A disputa, segundo este novo Datafolha, está cada vez mais polarizada entre os dois.

O que aconteceu? Não tenho a menor idéia. Por isso, prefiro ficar com o parágrafo final da análise de Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha, publicada no jornal de hoje:

“Cabe às pesquisas acompanhar cada momento e aos analistas adotar prudência nas projeções. Não é uma eleição que permite prognósticos”.

Autor: Ricardo Kotscho - Categoria(s): Blog

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

2 comentários:

zcarlos disse...

Caro Saraiva,
leia o post "Justiça seletiva"...
Um abraço.

Anônimo disse...

Meu amigo Zcarlos,
Estou muito gripado e só agora vi seu comentário.
Pode estar certo que leio tudo do seu Blog.
Pelo que vi hoje é dia de ouvir boas músicas.
Abraços,
Saraiva