terça-feira, 9 de novembro de 2010

A imprensa também tem culpa?

Mais de mil perfis de Twitter foram apresentados ao Ministério Público Federal em São Paulo pela organização SaferNet, que trata dos direitos humanos na internet, com a alegação de que esses usuários cometeram crimes como racismo, apologia a crimes contra a vida e mensagens predatórias.

Logo após a eleição da presidente Dilma Rousseff, uma onda de mensagens contra os residentes da região nordeste do país se disseminaram pelas redes sociais. Ganhou notoriedade a publicação da estudante Mayara Petruso, 21, que publicou no Twitter um pedido: que matassem os nordestinos afogados.

De acordo com Thiago Tavares, mais de 10 mil denúncias foram recebidas pela sua entidade na ocasião. "Somente a estudante Mayara foram 800 denúncias", contou, à Folha. Filtradas as duplicidades, sobraram 1.037 perfis, que foram levados a conhecimento do ministério público.

Tavares diz que os tuiteiros podem ser condenados por diversos tipos de crime. "Podem ser enquadrados por crime de racismo, com pena de dois a cinco anos e multa, mas o Ministério Público também pode instaurar o procedimento de injúria racial, que tem uma pena mais branda. Ainda é possível alegar apologia ao contra, com pena de até seis meses de reclusão", conta.

A imprensa também tem culpa

Ninguém prestou atenção e nem tocou no assunto, mas, não seria o caso da imprensa (Folha, Estadão, Globo, Veja), e a campanha de José Serra (PSDB), serem punidos também?. A imprensa, juntamente com a campanha tucana foram os pivôs centrais dessa onda neo-nazista. Durante a campanha eleitoral, diariamente a imprensa publicadava em suas páginas de jornais a notícia de que, o nordeste daria a vitória para Dilma assim como seu a Lula. E mais, a imprensa abusou quando escreveu inúmeras vezes que, o nordeste votava em Lula e consequentemente em Dilma por os eleitores serem beneficiarios do Bolsa-Família. Isso não é preconceito?

Não foi só o Nordeste que elegeu Dilma. Notícias publicada nos jornais, depois da eleição, afirmaram que Dilma venceria mesmo sem os votos do nordeste. A impresa tentou manipular a opinião pública..e levou os leitores do Serra a cometerem atos de selvageria na internet

Nenhum comentário: