quinta-feira, 11 de novembro de 2010

No G20, Brasil busca dialogar enfrentando protecionismo

Enfrentamento e diálogo. A julgar pelas declarações feitas pela presidente eleita Dilma Rousseff e pelo presidente Lula, este deve ser o tom da linha a adotada pelo Brasil na cúpula do G20, que começou nesta quinta-feira (11) em Seul, na Coreia do Sul. “A política do dólar fraco faz com que o ajuste americano fique na conta das outras economias”, criticou Dilma. Lula, por sua vez, declarou que "dialogar é melhor que brigar".

Vermelho.org

O foco desta quinta reunião das 20 principais economias mundiais, que se encerra na sexta-feira (12), será a guerra cambial que tem sido travada de maneira unilateral pelos Estados Unidos. A posição do imperialismo norte-americano ficou explícita após decisão do Federal Reserve, o banco central do país, de injetar US$ 600 bilhões na economia nos próximos oito meses, mantendo baixas taxas de juros.

O aumento da quantidade de dólares no plano internacional resulta na apreciação das moedas nos países de câmbio flutuante, como ocorre no Brasil, e gera desequilíbrio na economia mundial.”

Nenhum comentário: