sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A fábula do prefeito III.


Copiado na íntegra do Blog do Favre, que está em Minhas Últimas Notícias e também em Meus Favoritos.

Acessem este Blog.
02/01/2009 - 14:11h
A fábula do prefeito III


No seu discurso de pose, Gilberto Kassab evocou a fábula da cigarra e a formiga. Comparando-se a esta última, reivindicou com orgulho o dinheiro sobrando no banco, insinuando que seus críticos agiam como a cigarra. A comparação é abusiva por mais de um motivo. Basta evocar o fato que a formiga de La Fontaine trabalhou duro e não se contentou em guardar dinheiro no banco. A bem da verdade, formiga foi o trabalho duro realizado na gestão petista para recuperar a prefeitura, o que permitiu a cigarra demo-tucana ficar cantando durante 4 anos. Como a mídia gosta do canto dessa cigarra, ela pode agora se travestir em formiga.
Mesmo assim e aceitando a auto-identificação de Kassab com a formiga, no caso dele a fábula funcionaria assim:
“Era uma vez dois vilarejos rivais, um presidido por uma Cigarra e o outro por um prefeito Formiga.
A Cigarra tinha dinheiro para construir 2 casas e a Formiga contava com recursos para construir 4 casas. A Cigarra foi atrás, batalhou, bateu em todas as portas cantando sempre que não podia deixar sem casa as famílias que precisavam. E foi assim que conseguiu construir 4 casas. O prefeito Formiga trabalho menos e com os recursos das 4 casas erigiu 3, deixando o dinheiro da quarta casa no banco.
No ano seguinte veio a crise e só tinha dinheiro para construir 2 casas. A cigarra fez as duas. Já o prefeito formiga fez duas e com o dinheiro guardado no banco construiu uma terceira.
Ao final dos dois anos, os dois vilarejos tinham 6 casas novas cada um.
Moral da história: na cidade da formiga uma família ficou sem casa durante dois anos. Já o banqueiro, com o dinheiro ganho, fez a sua.”
Adaptação livre inspirada da realidade da gestão demo-tucana da prefeitura de São Paulo, do discurso de Gilberto Kassab e da fábula de La Fontaine. LFPostado por Luis Favre1 comentário Tags: , , , Voltar para o início

Nenhum comentário: