quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Proposta de Franca e Egito ganha força.


Do Blog do Favre.

Acessem o Blog.
07/01/2009 - 11:15h
Proposta de França e Egito ganha força


EUA e Autoridade Palestina apoiam plano para pôr fim a ofensiva em Gaza

Nova York - O Estado SP

Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")
Os presidentes da França e do Egito, Nicolas Sarkozy e Hosni Mubarak, apresentaram ontem um plano para obter uma trégua imediata e encerrar o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. O chanceler francês, Bernard Kouchner, disse ontem à noite durante reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York que o plano levará as principais partes, incluindo a Autoridade Palestina, a adotar “todas as medidas” para encerrar o conflito.
A proposta, apresentada por Mubarak e Sarkozy durante uma entrevista coletiva em Sharm el-Sheikh, pede um cessar-fogo por um período limitado destinado a permitir o envio de ajuda humanitária a Gaza, um encontro urgente entre israelenses e palestinos para discutir meios de impedir novas ações militares e motivos para o conflito, incluindo o fim do bloqueio de Gaza. Também pede a retomada de diálogo sobre uma reconciliação entre o Hamas e a Autoridade Palestina, que perdeu o controle de Gaza para o grupo em meados de 2007.
“Deter a violência é a prioridade. O Conselho de Segurança - que a França passará a presidir em fevereiro - precisa apoiar e encorajar esse esforço promissor”, declarou Kouchner. “Estamos esperando a resposta israelense e temos esperança de que será positiva”, disse. A embaixadora israelense na ONU, Gabriela Shalev, disse que Israel está analisando “seriamente” a proposta.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e os EUA apoiaram imediatamente o plano Mubarak-Sarkozy. Abbas pediu ao CS que pressione por uma trégua e o levantamento do “sítio sufocante” a Gaza.
“Precisamos urgentemente concluir um cessar-fogo que perdure a traga real segurança”, disse a secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, ao CS da ONU. “Nesse sentido, estamos satisfeitos e desejamos elogiar o presidente do Egito e seguir sua iniciativa”, disse.
À tarde, durante um encontro em Damasco com o presidente sírio, Bashar Assad, Sarkozy afirmou que um acordo de cessar-fogo em Gaza entre Israel e o Hamas “não está distante”. Sarkozy pediu à Síria - um dos principais aliados do Hamas - que pressione os líderes do grupo radical palestino a firmar uma trégua com Israel. “É preciso simplesmente que um dos atores envolvidos comece a encaminhar as coisas na direção certa”, afirmou.
O otimismo sobre um cessar-fogo foi compartilhado pelo ex-premiê britânico e enviado especial à região, Tony Blair. A violência pode ser “freada rapidamente”, garantiu Blair, que representa o chamado “Quarteto” - grupo de negociação do conflito palestino-israelense formado pela ONU, EUA, União Europeia e Rússia.
Em entrevista ao jornal Haaretz, o premiê de Israel , Ehud Olmert, garantiu que não tem interesse em prolongar a ofensiva em Gaza. “O quanto antes, melhor”, disse Olmert em relação ao fim da ação. “Há diferentes ideias para um arranjo diplomático e estou em discussão com vários líderes sobre elas.” Pela primeira vez após 11 dias de ataque, Israel estaria considerando as propostas de trégua, admitiram funcionários do governo israelense à Reuters.
AL-QAEDA SOLIDÁRIA
O número 2 da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, convocou os muçulmanos do mundo a atacar alvos israelenses e ocidentais como resposta à ação de Israel contra o Hamas em Gaza. “Acerte os interesses dos sionistas e dos cruzados em qualquer lugar e de qualquer modo que você conseguir”, disse Zawahiri em um site jihadista. “Este ataque é o presente do presidente eleito Obama a vocês (palestinos).”REUTERS E APPostado por Luis FavreComentários Tags: , , , , , , , , , , , , , , , Voltar para o início

Nenhum comentário: