quinta-feira, 4 de março de 2010

DEM, aliado do Serra quer acabar com cotas.Hillary defende cota para negros durante evento universitário em São Paulo

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.



A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, citou uma experiência pessoal para defender a pratica de ação afirmativa no Brasil – sistema que tenta ajudar minorias e inclui atos como cotas nas universidades ou no trabalho, por exemplo.

Antes da chegada de Hillary à palestra na Universidade Zumbi dos Palmares, o reitor da instituição, José Vicente, disse em seu discurso que nesta quinta-feira (4), às 11h, defenderá ante ao STF (Supremo Tribunal Federal) a prática dessas políticas.

- Vamos amanhã dizer que o Brasil precisa das ações afirmativas. Vamos dizer isso diante da Suprema Corte.Vicente, que exaltou o esforço da secretária para vir ao Brasil, disse que a presença dela ajudaria a levar o assunto com mais força ao que se referiu a uma luta dos brasileiros para superar obstáculos.

O STF realiza até sexta-feira (5) três audiências públicas sobre as políticas de cotas no ensino superior brasileiro. O órgão decidiu ouvir a sociedade após receber duas ações que questionam, do ponto de vista constitucional, a reserva de vagas nas universidades a partir do critério racial.

A primeira ação é do DEM (Democratas), que contesta o sistema de reserva de vagas na UnB (Universidade de Brasília), e a segunda é de um estudante que diz ter sido prejudicado pelo sistema de cotas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A primeira audiência foi aberta nesta quarta-feira (3) pelo ministro Ricardo Lewandovski, relator do Supremo desses dois processos. No primeiro dia, a maioria ouvida foi favorável às cotas em universidades. Dos oito participantes, apenas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) optou por não assumir uma posição no debate.

Hillary disse, respondendo a uma questão de um aluno sobre o tema:

- Eu não sei os detalhes do caso ante à Suprema Corte. O que eu sei é que os afro-brasileiros são mais de 50% da população, mas apenas 2% dos estudantes das universidades são afro-brasileiros.Hillary foi pré-candidata do partido Democrata americano, mas perdeu a vaga para Obama.R7

Nenhum comentário: