quarta-feira, 3 de março de 2010

O RESGATE DA DELICADEZA

Os recentes acontecimentos divulgados pela mídia são motivo de grande preocupação porque direcionam para a consolidação de uma sociedade cada vez mais violenta.
E o exemplo para que isso se evidencie cada vez mais não é dado pelos setores mais baixos da escala social. Está sendo dado pela classe dominante.
Fica de bom tamanho citar apenas dois exemplos.
O primeiro foi o episódio acontecido com o senador Heráclito Fortes e um passageiro que, segundo alguém comentou neste Blog, quase saem aos bofetões. Parece que os ataques foram mútuos e o desentendimento, inevitável.
No que diz respeito ao senador e para quem assiste à TV Senado, o fato não deve ter causado surpresa. Não só o senador em questão, mas muitos outros, sem nos esquecer de muitos deputados, têm um linguajar completamente inadequado no exercício do cargo que ocupam. Se expressam de forma grosseira, indelicada, ríspida, chegando, muitas vezes, às raias do destempero verbal. Um verdadeiro horror!...
Há honrosas exceções, felizmente. O pior de tudo, e aí, sem exceção, é que todos (principalmente em época de eleição) falam da prioridade que deve ser dada à Educação. Mas esses senhores tiveram todas as oportunidades de desfrutar de uma boa Educação... Então, de onde vem a truculência e a falta de Educação que demonstram ao vivo e à cores?
O segundo exemplo fica por conta do tal "1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão".
Jornalistas conhecidos falaram abertamente em partir para o ataque na campanha eleitoral que se aproxima. Acham que podem ser atacados num eventual Governo Dilma. Resolveram, então, seguir o dito popular: "A melhor arma é o ataque".
Cabe a pergunta: "Aonde iremos parar"?...
Os ataques à Dilma e ao Governo Lula são feitos em uníssono em quase todos os meios de comunicação.
Essas atitudes ensandecidas preocupam porque não há racionalidade. O que há é uma incapacidade total de aceitar os dados positivos do Governo. Oposição é isto?
Sobre esta violência e esta falta de Educação que permeia o tecido social, certa vez, o Deputado Chico Alencar, quando ainda era do PT, numa cidadezinha do interior do RJ, demonstrou a sua preocupação com esta violência. Falou com toda propriedade na condição de Professor e Historiador que é. Disse, naquela ocasião, que nossa sociedade está enferma.
Segundo ele para que esta situação seja revertida para o bem de todos, há que se refletir e tentar mudanças de comportamento. Acha ele que isso só é possível com O RESGATE DA DELICADEZA. Será possível?

Nenhum comentário: