Quem pegar a estrada para aproveitar as férias de julho vai se deparar com mais um aumento nos pedágios das rodovias paulistas. As tarifas ficarão mais caras a partir de 1º de julho, por autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
O Movimento Estadual Contra os Pedágios Abusivos já anunciou mobilização para uma série de atos em, pelo menos, seis cidades, contra o novo aumento.
Os reajustes vão variar de 4,18%, para as concedidas entre 1998 e 2000, a 5,21%, para as que passaram à iniciativa privada entre 2008 e o ano passado. Os pedágios afetam diretamente os moradores de 242 municípios paulistas cortados por estas rodovias. Fazem parte do primeiro grupo rodovias como Anhanguera, Bandeirantes e Imigrantes. No segundo estão, por exemplo, as rodovias Dom Pedro I e a Rodovia do Açúcar.
Na semana passada, em entrevista ao “Roda Viva”, da TV Cultura, o candidato tucano à Presidência, José Serra, irritou-se e deixou escapar sua opinião sobre os pedágios no estado ao responder pergunta do apresentador do programa, jornalista Heródoto Barbeiro. Heródoto quis saber como o Estado poderia prestar serviço não cobrando pedágios tão caros como são cobrados no estado de São Paulo.
“A gente viaja por aí e as pessoas reclamam que, para ir de uma localidade à outra, custa R$ 8,80″, observou o jornalista. Serra respondeu irritado.
“Você está só transmitindo o que o PT vive dizendo. Esse é o trololó petista, que tem muito pouco a falar sobre São Paulo”.
Em aparente ato falho, Serra soltou um “eu vou ver”, quando questionado se levará o modelo de privatização tucano às rodovias federais, caso seja eleito.
Os mais caros do mundo
De acordo com levantamento realizado pela Bancada do PT na Assembleia Legislativa, o quilômetro das rodovias estaduais é o mais caro do Brasil e do mundo. O valor em São Paulo é, no mínimo, oito vezes maior do que o cobrado em estradas federais. E também é mais alto do que em Nova Iorque ou Paris.
Além disso, o processo de concessões rodoviárias desenvolvido pelos sucessivos governos tucanos de São Paulo quintuplicou o número de praças de pedágio no estado. Em 1997, havia 40 praças – todas sob gestão estatal. Agora são 227 – e todas sob concessão privada. Significa que, em 13 anos, os governos do PSDB autorizaram a operação de 187 novos postos de cobrança. Só o Governo Serra autorizou, em três anos, o funcionamento de mais de 80 novas praças de pedágio.
Com informações do Brasília Confidencial e de O Globo
Clique e confira as novas tarifas em todas as praças de pedágio
Fonte: Assembleia Permanente
Postado por Luis Favre
Comentários Tags: concessões, estradas, governo SP, Mercadante, pedágios, rodovias Voltar para o início
Do Blog do Favre.
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