quinta-feira, 8 de julho de 2010

Será que em inglês o Indio entende solidariedade?

A nossa amiga Ananda mandou o link num comentário para um vídeo lindo, que eu já tinha assistido e achava até já ter divulgado no Tijolaco.com. Pesquisei aqui nos nossos alfarrábios eletrônicos – afinal, são 2.800 posts – e não achei. Mas fiquei pensando se não era mesmo hora de trazer para todos esta peça tão bonita, que inaugurou o projeto “Playing for change”.

A história começou no final dos anos 90, quando o engenheiro Mark Johnson, ao passar numa estação de Metrô em Nova York, ouviu músicos de rua tocando e as pessoas assistindo. Algo como muitos de nós, cariocas, vemos, por exemplo, ali com o Ademir do Sax ali no Metrô da Carioca. Ele teve a ideia de reunir músicos de rua de todo o mundo numa gravação, cuja beleza fala por si.

Quem sabe nesta hora em que se fala tanto de “choque de ordem”, de choque de gestão”, de “meritocracia”, a gente possa entender que existe lugar para todo ser humano que tem alegria, talento, vontade de fazer algo de bom, mesmo que em troca de umas poucas moedas por dia. Não é esmola, não, é a paga, pequena, que quem tem coração para sentir dá para vivermos este grande espetáculo de sermos uma civilização, que se reconhece mutuamente e que é capaz de ver no outro algo que toca, emociona, agrada, irmana, mesmo quando o palco destes grandes talentos é uma simples calçada.

Brizola Neto

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: