O presidente Lula esteve ontem em dose tripla no Rio de Janeiro.
A visita começou no morro Santa Marta, onde o presidente lançou o projeto Rio Top Tour, resultado de um convênio entre o Ministério do Turismo e a Secretaria de Estadual de Turismo e Lazer do Rio de Janeiro.
O objetivo é aproveitar o potencial turístico do local, com uma bela vista, através da inclusão dos próprios moradores.
O programa prevê a instalação de sinalização bilingue e incluir a comunidade no roteiro turístico do Rio de Janeiro.
Os moradores já estão sendo treinados e capacitados para trabalhar como guias na comunidade, que já recebeu celebridades americanas, como os cantores Michael Jackson e Beyoncé.
Uma série de eventos culturais já estão programados para começarem a partir de Outubro no Santa Marta, como um festival de jazz, desfiles de moda e festival de funk e grafite.
Ainda no evento, Lula também anunciou o lançamento de um programa de microcrédito para incentivar que os moradores abram pequenos negócios.
Antes de sair do Morro Santa Marta, o presidente ainda brincou dizendo que ainda voltaria um dia à comunidade para tomar uma cerveja com feijoada.
UPP
O Santa Marta foi a primeira comunidade do Rio de Janeiro que teve Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada, livrando os moradores do domínio do tráfico.
Para Lula, a tentativa da UPP de socializar os policiais na comunidade é um exemplo que deve ser seguido.
– Nós não queremos mais o policial que entra na comunidade dando tiro para todos os lados – disse o presidente. – Queremos uma polícia que esteja ao lado da comunidade.
Segundo Lula, o objetivo das UPPs não é acabar com as favelas, mas sim acabar com o termo "favela" e reintegrar o local à cidade.
– Antes, falar em favela era romântico, dava samba, mas hoje o sinônimo de favela é violência – lembrou Lula. – Esse projeto devolve as comunidades à cidade. Elas voltam a fazer parte da cidade.
O presidente garantiu que o modelo das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) será levado para outros estados.
UPA 24 horas em Nova Iguaçu
O presidente Lula inaugurou a oitava UPA na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, a segunda da cidade.
– Há dois anos inauguramos a primeira UPA de Nova Iguaçu. A Baixada já tem oito Até o fim do ano 500 estarão funcionando ou em construção no país – garantiu Lula. – A UPA é uma demonstração de respeito ao povo brasileiro.
Segundo Lula, até o fim de 2013, mil unidades funcionarão no Brasil. Além da UPA, na Estrada de Adrianópolis, ele inaugurou um serviço de ressonância magnética móvel. Transportada por um caminhão que percorrerá diversas regiões do estado, a máquina fica em Nova Iguaçu até dia 30 de setembro.
– Esse equipamento é o primeiro da América Latina e vai atender cerca de 750 pacientes enquanto estiver aqui na Baixada –, afirmou Sérgio Cortes, secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil. (Com informações do Jornal do Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário