segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vox Populi/Bahia: Dilma tem 65%, contra 15% de Serra!

A TARDE/Vox Populi: Na Bahia, Dilma está 50 pontos à frente de Serra

Com 90% de identificação como a candidata apoiada pelo presidente Lula para sucedêlo, Dilma Rousseff (PT) aparece com 65% das intenções de votos entre o eleitorado baiano, de acordo com a primeira pesquisa A TARDE/ Vox Populi sobre as Eleições 2010. O segundo colocado, José Serra (PSDB), está 50 pontos percentuais atrás, com 15% das intenções de votos. Com isso, caso as eleições presidenciais fossem hoje, a petista conquistaria 6 milhões de votos no Estado e teria uma frente de 4,7 milhões em relação ao adversário tucano. A terceira colocada, Marina Silva (PV), aparece com 6% de preferência dos baianos.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde emquempretende votarsem ter acesso à relação dos candidatos que estão na disputa, a petista aparece com 53%, o que representa mais da metade dos votos entre os baianos. José Serra tem 12%. Em terceiro lugar aparece o presidente Lula, que nem é candidato a nada, com 5% das intenções de votos do eleitorado baiano. Os indecisos representam 21% dos eleitores na pesquisa espontânea.

Em relação à possibilidade de vitória, Dilma é vista como favorita por 75% dos eleitores. Serra é o favorito para 10% dos baianos e 1% acredita que Marina vence a eleição.

O favoritismo de Dilma entre os baianos pode ser explicado pela relação entre ela e o presidente Lula, que é vista como fundamental para a definição de votos entre 49% dos entrevistados. Outros 29% dizem votar a depender do candidato. Apenas 5% dos eleitores baianos afirmam nãovotaremcandidatoàpresidência apoiado por Lula.

O presidente é fundamental na escolha de 61% dos baianos com ensino até a quarta série. Entre os que recebem salário mínimo, a influência de Lula faz a diferença para 58% dos eleitores.

Entre os 29% dos eleitores que têm afinidade com Lula, mas votariam no candidato à presidência a depender de quem ele é, 53% dizem que votam em Dilma. Enquanto isso, 22% desses eleitores poderiam votar em José Serra se ele fosse o apoiado por Lula. Mas a maioria deste eleitorado (59%) não votaria no ex-governador de São Paulo, mesmo que Lula estivesse ao lado dele.

Para 90% dos eleitores baianos não existem mais dúvidas sobre qual é a preferência de Lula entre os candidatos à presidência. Dilma desponta com 90% das indicações, enquanto 9% das pessoas não souberam responder quem seria.O1% restante ficou dividido entre os outros candidatos.

“Dilma é a representante de um governo muito bem avaliado pelos efeitos econômicos”, acredita o diretor presidente do Vox Populi, João Meira. É a economia o que explicaria, por exemplo, a boa avaliação positiva em relação a Lula entre o público com renda superior a cinco salários mínimos. “Apesar de o foco do governo ter sido as pessoas com menor renda, todos se beneficiaram com o impacto que isso trouxe à economia”, explica, em relação à preferência da classe média pela candidata do PT, o que segundo ele estaria se repetindo em todo o País.

O estudo mostra que Dilma vence entre todos os públicos pesquisados. A maior margem dela fica por conta dos votos dos homens e dos jovens com idade entre 16 e 24 anos.

Quase metade dos baianos (49%) deseja que as políticas implementadas pelo governo Lula permaneçam inalteradas no próximo governo. Há 40% que desejam algum tipo de mudança, com a permanência da maioria das políticas. Apenas 3% dos eleitores desejam modificar todas as políticas públicas implementadas por Lula.

É Dilma Rousseff quem aparece como a candidata que vai dar continuidade a essas políticas para 83% dos eleitores. Isso apesar de todo o esforço do tucano José Serra e de Marina Silva (PV), no sentido de garantir a continuidade das políticas públicas.

http://www.atarde.com.br/eleicoes2010/noticias/noticia.jsf?id=5613987

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Um comentário:

alex disse...

OUÇAM O CALA BOCA DO JORNALISMO PIG

O PORTA VOZ É O WILLIAM WAAK:

Assistam: entre 1:01 e 1:04

Ouça o William dizer; manda "calar a boca"

http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/quebra-do-sigilo-fiscal-domina-dia-politico-no-brasil/1325943/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20100826/page/1