sábado, 25 de setembro de 2010

É que a elite acha feio o que não é espelho

25
Sep

Certos tipos que gostam de se pavonear acabam sendo muito, muito mais sinceros quando falam com a imprensa estrangeira do que aqui, com os jornalistas brasileiros. É o que parece ser o caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na entrevista que o Financial Times publica e que a BBC Brasil reproduz em parte, em português.

Vejam este trecho:

“Quando a entrevista se encaminha para as eleições de 3 de outubro, relata o FT, o ex-presidente revela “frustração” em seu tom de voz.
“A oposição errou”, diz. “Permitimos a mistificação de Lula. Mas Lula não é nenhum revolucionário. Ele saiu da classe trabalhadora e se comporta como se fosse parte da velha elite conservadora.”
“Eu sugiro que nós já sabemos quem vai ganhar as eleições”, escreve o repórter do jornal. “‘Sim’, admite FHC – Dilma Rousseff, a candidata do Partido Trabalhista de Lula.”
Toda a entrevista gira em torno da tese de que Lula deu certo por ter seguido os “fundamentos feagacianos” , embora ninguém consiga entender porque o “fundador” só desperte boas memórias nos meios financeiros internacional, pelo muito que lhes deu do patrimônio brasileiro, enquanto Lula os assombra por não estarem acostumados a ver um brasileiro que desempene a coluna cervical diante deles.
Questionado sobre como crê que Lula será lembrado pela história, FHC responde: “Acho que será lembrado pelo crescimento e pela continuidade, e por colocar mais ênfase no gasto social”.

Pelo crescimento e pelo gasto social, certamente. Mas não pela continuidade do que era estagnação e entrega do país, que estão marcados na testa de FHC como o estigma de Caim.











Postado por Brizola Neto

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

"É que a elite acha feio o que não é espelho". Assim, como o Narciso da Mitologia se perdeu na contemplação da própria beleza ao ver seu belo rosto refletido no lago, a elite também se perde na contemplação de tudo que faz ,se envaidece e se vangloria se achando melhor do que todos que são diferentes dela. O sentimento narcisista não faz nenhum bem às pessoas. Infelizmente há pessoas extremamente vaidosas,... Se consideram perfeitas em tudo o que fazem. Humildade passa longe dos seus ideais de vida. Humilde, sim, é aquele que reconhece seus valores, mas, não se vangloria deles. Faz valer os seus princípios com simplicidade, decisão e firmeza. FHC, segundo dizem, é o protótipo da pessoa egocêntrica e vaidosa. Muitos de seus amigos só aceitam o que ele diz e, assim, perderam-se, politicamente falando, na leitura que podemos fazer do momento atual. Ele diz que Lula será lembrado pelo crescimento, pela continuidade e pela ênfase no gasto social. Ele quer dizer que Lula deu continuidade ao seu Governo. Até nisto a vaidade vem à tona. Não pode perder a pose. Acontece que Lula é muito diferente. Tem todos os motivos do mundo de se orgulhar do que é e aonde chegou. Mas o sentimento narcisista não habita sua alma. É um vencedor porque não perdeu a simplicidade da sua origem. Identifica-se plenamente com o Povo Brasileiro. Muitos o invejam exatamente por isso. Não é à toa que Caetano Veloso, na música Sampa, coloca um verso que dá título a este post do Brizola Neto: "É que Narciso acha feio o que não é espelho..." (Leda Ribeiro)

Nenhum comentário: