Dilma Presidenta

.

(Transcrito do Blog Bola de Meia, Bola de Gude, da deputada federal re-eleita, blogueira e tuiteira Manuela d’Ávila)

.

A noite de domingo marcou a inversão total dos papéis. Sim, ganhamos as eleições presidenciais e daremos continuidade ao projeto de mudanças em curso no Brasil.

Sim, superamos uma campanha marcada pela intolerância e centrais de boataria. Sim, nós gostaríamos de enfrentar uma disputa marcada pelo debate de projetos. Mas o fato é que elegemos uma mulher presidente do Brasil.

Racionalmente é evidente que o aspecto mais relevante é o projeto representado por Dilma. A expectativa que temos que não dê apenas continuidade, mas avance em reformas que são estruturantes e necessárias para nosso país e nossa população.

Mas, para mim é inegável que, emocionalmente, me vi estática perante uma igual, uma mulher eleita por nosso povo. Há muitos que julgam superado o debate com relação aos direitos das mulher.

Dizem que já existe igualdade de direito e de fato. Fosse verdade não seríamos um dos países com maior índice de violência doméstica. Fosse assim, não seríamos apenas 8% do Parlamento. Não teríamos mulheres com remuneração média 30% inferior a dos homens, nos mesmos espaços. Por isso repito: é muito forte o fato de termos uma mulher comandando o projeto político que a maior parte do nosso povo defende.

Claro… não guardo ilusões. Não mudamos a história com sua eleição. Mas demos grande passo para a mudança cultural.

Será que os meninos chegarão à escola e olharão suas colegas do mesmo jeito? Como será a imagem de uma mulher passando em revista as Forças Armadas?

Invertemos os papéis. E mais do que dizer, sentimos isso.

Na noite da vitória vi Emir Sader, um dos maiores sociólogos do Brasil, gritar e sentar no chão como um guri de quinze anos.

Vi José de Abreu, grande ator, se portar como segurança para que ela pudesse subir ao palco e fazer sua primeira declaração.

E vi uma mulher, uma mulher como milhares que vejo e convivo todos os dias, se pronunciar como Presidente da República.

Agora é hora de unir nosso povo para que tudo dê certo.

Também do Blog Festival de Besteiras na Imprensa.