sábado, 6 de novembro de 2010

Pesquisa mostra futuro sombrio também para a TV aberta

Carlos Castilho, Observatório da Imprensa / Envolverde

“Não é mais novidade o fato de que os jornais impressos convencionais perdem cada vez mais leitores. O que poucos sabiam é que também a televisão aberta enfrenta um futuro sombrio diante do êxodo, cada vez mais intenso, dos espectadores com menos de 35 anos para a internet.

Este fenômeno ficou plasmado em números por meio de uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo instituto Harris e pela empresa WalltSt24/7, na qual os resultados apontam uma diferenciação crescente entre os hábitos informativos das gerações mais velhas e dos mais jovens. Segundo os especialistas, é aí que mora o perigo.

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos e, portanto, seus resultados não podem ser transferidos automaticamente para a realidade brasileira. São grandes as diferenças culturais e econômicas, mas há uma tendência em comum, porque os modelos de negócios são idênticos. Assim, no caso brasileiro, os dados da pesquisa devem ser vistos como aproximações.

Nos Estados Unidos, o êxodo do público jovem das televisões abertas é mais intenso do que no Brasil, porque aqui a TV ainda é uma fonte majoritária de informações e entretenimento. Lá, 18% dos entrevistados adultos admitiram que assistem telejornais pela web, índice que sobe para 24% entre os mais jovens, com menos de 35 anos.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Um comentário:

blog do teacher Ramos disse...

Hi, Saraiva.

Ótima notícia essa. Embora as realidades lá e cá sejam diferentes, li aqui na blogosfera que no Paraná,por exemplo, já está sendo adotado pelo estado o mesmo modelo de banda larga que o governo federal está projetando, inclusive com os mesmos preço e está sendo um sucesso. Isso significa que a democratização da internet está a caminho e a TV está a caminho do fim. Deus queira. abs