quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vitória! Blogosfera leva a Folha a reconhecer o programa demo-tucano “Alaga São Paulo”


"Alaga São Paulo"
(foto: Nelson Antoine)
Apesar da infelicidade dos paulistas, paulistanos e visitantes, este humilde blog está muito feliz por ter conseguido, em conjunto com a blogosfera progressista, levar a Folha de São Paulo a reconhecer que não é a chuva, exclusivamente, a responsável pelos alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamento de encostas.
Em matéria de capa de hoje (12/1/11), a Folha aceita a tese deste blogueiro (sujo) de que os governos demo-tucanos, mas o do Serra com mais determinação, instituiram o programa “Alaga São Paulo”, o mais bem sucedido programa de sua gestão.
Desde dezembro de 2009, nós vimos insistindo que essa história de que a chuva causa alagamentos não se sustenta politica nem tecnicamente.
Fizemos dezenas de posts (clique aqui) demonstrando tecnicamente a nossa tese e denunciando a imprensa como co-responsável por essas situações, na medida em que não cobrava investimentos e atitudes das autoridades municipais (capital) e dos governo estaduais tucanos.
Anteontem e ontem me dediquei a produzir post sobre isso e a “tocar bumbo” no Twitter, para chamar a atenção de todos para esse fato: os governantes não fazem nada e a imprensa deixa passar em branco, sem uma única crítica. Ao contrário do que faz com os governos Lula e Dilma e ao contrário do que fez com o governo Marta Suplicy.
Elaborei dois posts, com substância, que foram propagados pelos Blogs do Nassif , do Paulo Henrique Amorim e da Maria Frô, três dos blogs com maior audiência da blogosfera progressista. Os do Rodrigo Vianna e do Miro apoiam este FBI, há mais tempo, e têm sido importantes na amplificação desta temática. Outros blogs reproduziram esses posts – Saraiva e Castorphoto – mas não tenho como enumerar todos. Sorry.
Fora isso, os demais companheiros e companheiras da blogosfera, que atuam mais nas listas do que em blogs, assim como no Twitter, tiveram papel importante em criar um clima na blogosfera, mostrando esses dois itens fundamentais: a responsabilidade dos governantes demo-tucanos pelos alagamentos e o papel irresponsável da imprensa em encobrir isso, tornado-se cúmplice.
A matéria de capa da Folha de hoje, traz o seguinte lide, que representa a capitulação, desse veículo, ao movimento executado por nós na blogosfera progressista (é claro que tem também os interesses do Alckmin em fritar o Serra, não sejamos ingênuos).
“Sem o investimento previsto em obras antienchente, com sistemas de alerta falhos e os mesmos problemas de bueiros sujos, acúmulo de lixo e moradias em áreas de risco, São Paulo voltou a ser castigada pela chuva.
A tempestade, no final da noite de anteontem, causou estragos em toda a cidade. Pessoas ficaram ilhadas nas ruas, nos carros, e muitos não conseguiram voltar para casa.”
Ou seja, a Folha falou hoje o que nós do FBI e da blogosfera vimos falando há mais de um ano. Um a zero pra nós :)
Melhor que isso, quem sabe se agora os governos Alckmin e Kassab não tomam jeito e investem em tudo que é preciso para acabar ou minimizar o inferno pelo qual paulistas, paulistanos e visitantes passam todos os verões, com essas previsíveis chuvas intensas?
Em tempo: a partir de hoje, retiro a Folha do rol de veículos da Organizações Serra, continuando O Globo, o Estadão e a Veja, entre outros.
By: FBI
Comentário do Contexto:
Compreendo o entusiasmo do meu amigo Augusto,do FBI; entretanto, retirar a Folha do rol da Organizações Serra é um tanto temerário e precipitado.

Nenhum comentário: