sábado, 2 de julho de 2011

Serra divulga documento preliminar e irrita comando do PSDB

Em mais uma demonstração de divergência, o comando do PSDB se recusou a referendar uma carta divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo presidente do conselho político do partido, José Serra, com duras críticas ao governo Dilma Rousseff. Integrantes do conselho queriam a convocação de uma nova reunião para debate o texto com calma — mas Serra, autoritário como sempre, precipitou a divulgação à revelia dos tucanos.

Vermelho

A avaliação de membros do conselho é que não houve tempo suficiente para analisá-lo. “Tentei construir um consenso sobre a matéria, mas não tive tempo hábil”, admitiu o presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE). A ideia era que o documento fosse o primeiro fruto do colegiado criado pelos tucanos para acomodar Serra no comando partidário.

O ex-governador tentou viabilizar a divulgação pela sigla. Sem resposta, publicou a carta em seu site, mas, numa manobra golpista, atribuiu-a ao conselho político. Segundo Sérgio Guerra, o PSDB não pode assumir a autoria da carta sem aprovação da Executiva Nacional. “O partido não tem uma manifestação sobre isso.”

Em tom acima do adotado por grão-tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o documento diz que o governo Dilma é marcado por “incompetência e autoritarismo”. De acordo com a carta — que foi intitulada “A nossa missão” —, “o PSDB não renunciará à denúncia desses atos”.

Serra apresentou o texto aos integrantes do conselho na última quarta-feira, às vésperas da primeira reunião com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin e Sérgio Guerra. O senador Aécio Neves (MG), que integra o colegiado, mas está de repouso por ter caído de um cavalo, recebeu uma cópia do documento já pronto.”
Matéria Completa, ::Aqui::
40

Nenhum comentário: