terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lula recebe Prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos


Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

  • Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Lula recebeu nesta terça-feira (6), o Prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos, em visita à sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo. Ele foi recepcionado por companheiros sindicalistas atuais e de seu tempo. Depois de visitar a sala da presidência da entidade e relembrar com os amigos histórias de quando esteve à frente do sindicato, ele participou da abertura da Conferência Nacional de Negociação Coletiva Metalúrgica. Ele discursou sobre a importância do Contrato Coletivo de Trabalho e, ao final, recebeu o prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos, concedido pela Canadian Auto Workers (CAW), a Associação Canadense de Trabalhadores da Indústria Automotiva, que tem um histórico relacionamento com a Central Única dos Trabalhadores, a CUT.
Lula foi escolhido em reconhecimento a seu compromisso para com o povo e com a justiça social. “Durante todo seu mandato como presidente, pudemos perceber que Vossa Excelència fez do povo e das questöes de justiça social sua mais importante prioridade. Ficou muito claro, durante sua campanha eleitoral, que uma vez eleito, Vossa Excelência trabalharia para eliminar a fome no Brasil. A promessa foi cumprida”, diz a mensagem enviada pelo TCA.
O presidente nacional da CAW, Ken Lewenza, gravou um vídeo (em inglês), com uma mensagem para o ex-presidente (transcrição em português abaixo).

“Eu gostaria de enviar saudações do Canadá, particularmente do CAW.
Gostaria de parabenizá-lo por importante prêmio da CAW, o prêmio Nelson Mandela. Não preciso falar muito sobre Nelson Mandela, ele é um ser humano incrível, um ativista incrível e fez muitos sacrifícios reconhecidos pelo mundo inteiro.
Mas você, meu amigo, é igualmente reconhecido hoje em dia, como resultado da sua contribuição como ex-presidente do Brasil, você promoveu apoio e inclusão aqueles que viviam em condições que francamente nenhum de nós deveria aceitar e, mais importante, você deu enorme esperança a todos nós, mundo afora, mostrando que há outras alternativas ao modelo conservador de tantos governos hoje em dia.
Então, senhor Lula da Silva, eu agradeço, em nome da CAW, eu agradeço a sua contribuição para a humanidade, e eu agradeço francamente por nos inspirar aqui no Canadá em lutar por uma alternativa às políticas conservadoras de tantos países inclusive daqui.
Você está mantendo nossos sonhos vivos, meu amigo! E eu agradeço.
Além disso, eu queria lembrar dos companheiros do seu sindicato CNM/CUT que aceitaram este prêmio em seu nome, já que você não pôde vir ao Canadá.
Mas eu mais uma vez agradeço a sua contribuição e a participação de seus companheiros no trabalho da CAW.
Muito obrigado, meu amigo!”
Ken Lewenza, presidente nacional da Canadian Auto Workers

Do Instituto Lula.

Nenhum comentário: