terça-feira, 13 de novembro de 2012

No dia de Barbosa, só faltou a foto com Dilma

247 - Eram cerca de 10h30 desta segunda-feira, quando o ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470, chegou ao Palácio do Planalto. Barbosa havia, finalmente, conseguido agenda com a presidente Dilma Rousseff para lhe entregar pessoalmente o convite para sua posse como presidente do Supremo Tribunal Federal, no próximo dia 22.
Cordial, Dilma confirmou sua presença e disse que retornará a tempo de uma viagem que fará à Espanha. Também convidou para o encontro de meia hora dois de seus mais próximos assessores: o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Dois nomes que, curiosamente, são cotados para assumir uma cadeira no STF, assim que o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, se aposentar.
Encontros dessa natureza, no Palácio do Planalto, em geral são fotografados. Mas desta vez foi diferente. Ou a própria presidente ou algum de seus assessores intuiu que não seria conveniente abrir a reunião para os fotógrafos que cobrem o Palácio do Planalto. 
E Barbosa saiu de lá com a certeza da presença de Dilma em sua posse, mas sem a imagem que seria também um troféu - não apenas para ele, mas também para os meios de comunicação que atuaram intensamente ao longo do julgamento, apostando na divisão entre Dilma e Lula (ou, ao menos, entre Dilma e o PT).
Quem quer que tenha sido o responsável, acertou. Naquele momento, não se imaginava que o dia do encontro entre Joaquim Barbosa e Dilma Rousseff seria também a data das penas de José Dirceu, José Genoino (que Dilma se recusou a demitir) e Delúbio Soares, além da banqueira Kátia Rabello.
Horas depois de deixar o Palácio do Planalto, Joaquim Barbosa inverteu a ordem de votação da Ação Penal 470, com a colaboração de Ayres Britto, que se aposenta no dia 18, e guilhotinou figuras emblemáticas do PT.
Para que seu dia fosse completo, faltava apenas a foto com Dilma. Mas esse troféu ele não conquistou. Aliás, fica a indagação: que efeito teria esta imagem para a militância do PT no dia em que três personagens que ajudaram a eleger Lula foram sentenciados?

Comentários

Nenhum comentário: