quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A mídia internacional de olho no mercado brasileiro

, Luis Nassif Online

"Nas últimas décadas Mario Vargas Llosa transformou-se em um dos ícones da modernização liberal na América Latina. Como colunista do diário espanhol El País, tornou-se uma espécie de paradigma para outros colunistas da imprensa latino-americana – e, particularmente, a brasileira.
Cada qual tentou emular o personagem Llosa em seu colunismo.
Para quem não o conhece como colunista, Llosa é uma espécie de Arnaldo Jabor mais sofisticado, com críticas severas a hábitos populistas latino-americanos, mas sem o histrionismo e a paranoia do nosso Jabor – que considera que o fim do comunismo disseminou células cancerígenas por todo o Ocidente cristão.
***
Em sua última contribuição ao El Pais, Llosa mira como um dos pontos centrais do atraso latino-americano os oligopólios de mídia, sustentados por pactos com sucessivos governos que se consumaram em legislações anacrônicas.
E aí, cria um paradoxo curioso com o padrão de cobertura da velha mídia do eixo Rio-São Paulo.

Nenhum comentário: