segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

JUIZ AFASTADO POR BARBOSA PEDE REMOÇÃO NO DF

Após divergências com o presidente do STF, Joaquim Barbosa, o juiz que era titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar Silva Vasconcelos, pediu, extraordinariamente, à direção do TJ-DF a sua remoção para Planaltina, onde fez carreira; nomeação do juiz Bruno Ribeiro para seu cargo durante as primeiras prisões dos réus da Ação Penal 470 deixou tensa a relação entre Vasconcelos e Barbosa
13 DE JANEIRO DE 2014 
Brasília 247 – A crise na Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP) está perto de chegar ao fim. Isso porque juiz titular, Ademar Silva Vasconcelos, pediu, extraordinariamente, à direção do Tribunal de Justiça (TJ-DF) a sua remoção para Planaltina a partir de fevereiro. Mesmo com o Regimento Interno da Corte não permitindo este tipo de transferência, o TJ estudará uma forma de concretizá-la.
O jurista foi afastado de seu cargo, em novembro passado, por conta de algumas divergências a com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, durante as primeiras prisões dos réus da Ação Penal 470. Para substituir Vasconcelos, Barbosa nomeou Bruno Ribeiro, que é filho de Raimundo Ribeiro, ex-dirigente do PSDB no Distrito Federal.
O impasse entre o jurista e o presidente do STF teve início com as prisões, no dia 15 de novembro, do ex-presidente do PT José Genoíno, do ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares e do ex-ministro José Dirceu. O embate entre os dois começou depois que Barbosa não encontrou Vasconcelos na noite anterior à das prisões, no dia 14 de novembro.
Outro motivo foi o fato de Joaquim Barbosa ter decretado prisão imediata do núcleo político da AP 470 sem a emissão das cartas de sentença, o que é ilegal. Vasconcelos se recusou a aceitar os detentos em Brasília sem o documento. A decisão de JB levou a classe jurídica a assinar um manifesto de repúdio à maneira como o presidente do Supremo conduziu as prisões do julgamento (leia mais aqui).
Postado há por
 

Nenhum comentário: