quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dilma dispara e ninguém mais segura

A pesquisa CNT/Sensus confirmou o que se percebe nas ruas e em qualquer lugar do país. Dilma é a preferida do eleitor, que deseja a continuidade das políticas do governo Lula e não acredita na manipulação de certos institutos. Enquanto Dilma vem em trajetória ascendente, Serra não sai da faixa dos 30%, o que sinaliza que atingiu seu teto. O tucano já vai nocauteado para o debate de hoje à noite na Bandeirantes.

A vantagem de Dilma, que já era evidente nas ruas, foi confirmada quando o Vox Populi apontou, no dia 23 de julho, que ela estava oito pontos percentuais à frente de Serra. O resultado era o que mais se assemelhava ao que se percebia em quase todo o país, e o Ibope, divulgado uma semana depois, confirmou isso, mesmo reduzindo a vantagem para cinco pontos.

Nesse interim, o Datafolha ainda forçou uma barra com sua mirabolante pesquisa divulgada no dia 26, que apontou empate técnico, com Serra à frente, mas a onda já era incontrolável. Tanto que o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, admitiu que a próxima pesquisa de seu instituto deverá dar uma diferença de 8 a 10 pontos para Dilma, e que o Datafolha deve convergir para os resultados dos demais institutos.

Sem rabo preso com Serra, Sensus e Vox Populi já registram a vantagem de Dilma há muito tempo. Em maio, os dois institutos mostravam Dilma à frente de Serra, mesmo ainda dentro da margem de erro. O desespero tucano foi tão grande ao ver que a eleição começava a ir pro brejo tão cedo que entraram na Justiça Eleitoral contra o instituto Sensus, com o devido apoio da Folha de S.Paulo, que percebia que as manipulações de seu instituto não tardariam a ser desvendadas. O Tribunal Superior Eleitoral considerou a pesquisa do Sensus correta, desmascarando a farsa evidente

O Sensus realiza pesquisas tradicionalmente junto ao eleitorado e a sondagem divulgada hoje é a 102ª sem que jamais sua lisura tivesse sido posta em xeque, como fizeram os tucanos e a Folha em nome de uma armação sórdida que visava sustentar o candidato sem votos. Quero ver agora se o PSDB vai recorrer à Justiça eleitoral contra o resultado.

A eleição só não está definida ainda, porque Serra, Marina e os demais candidatos somam 44,5%, contra 41,6% de Dilma, o que levaria a disputa para o segundo turno, onde Dilma também bate Serra. Mas isso é apenas uma questão de tempo. A onda Dilma tende a se tornar uma tsunami quando começar a propaganda na televisão e ficar claro que Lula é Dilma e Dilma é Lula. Qualquer analista honesto percebe isso. Montenegro, que fez mea culpa por ter atribuido um teto de 30% a Dilma, que na verdade é o de Serra, já reconheceu: A eleição para presidente será decidida no primeiro turno.

Brizola Neto Comentários (14)

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: