sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MAIS UM PULA FORA DE APOIAR O SERRA: Aidan apoia vice de Dilma


Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

A presença de Michel Temer (PMDB) ontem em Santo André causou reviravolta no posicionamento do prefeito Aidan Ravin (PTB) na escolha de seu candidato à Presidência. Concorrendo a vice na chapa encabeçada por Dilma Rousseff (PT), o peemedebista convenceu o chefe do Executivo a apoiá-lo na corrida. Aidan muda de posicionamento 16 dias após declarar apoio a José Serra (PSDB), em queda livre nas pesquisas.

A agenda do presidente da Câmara na cidade contemplou visita ao prefeito no Paço e almoço em restaurante de Santo André. Na segunda atividade, Temer e Aidan tiveram a companhia do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB – que apoia Dilma) e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), coordenador das candidaturas majoritárias do partido na região.

Indagado se trabalharia para a eleição de Dilma ou de Serra, Aidan reuniu Temer, Marinho e Arnaldo e posou para fotos. “Ainda bem que vocês são inteligentes e eu não preciso ficar gastando o português. Olha aqui o abraço. Estamos juntos”, ressaltou, sem citar o nome de Dilma – a legislação eleitoral não permite o voto para presidente e vice de chapas distintas.

“A amizade que tenho pelo Michel é muito mais forte do que um apoio. Ele é amigo em que posso contar em todas as horas”, justificou Aidan, cujo posicionamento vai na contramão do direcionamento dado pelas executivas nacional e estadual do PTB, que apoiam Serra.

“Sou prefeito e tenho que pensar maior que o partido. Se pensar só como partido não consigo fazer a governança”, analisou.

O petebista revelou que se encontrará com o presidente estadual da legenda, Campos Machado, na segunda-feira para explicar o novo rumo. “Estamos formando composição grande, com o Arnaldo e com o Frank (Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo). Tenho que avançar pela amizade que tenho com o Michel. Não posso avançar de forma diferente”, destacou, ao citar dois correligionários que apoiam Dilma.

Para não causar mal-estar com o seu partido Aidan evitou tocar no nome da petista. Nem precisou. Questionado se seria automático o apoio do amigo a Dilma, Temer foi reticente, mas conclusivo. “Ele disse que apoiará a minha candidatura como vice-presidente, portanto…”, disse, com largo sorriso no rosto, indicando para a naturalidade do tema.

Martelo batido – Após o almoço, Marinho não conteve a satisfação pela articulação bem-sucedida em ter Aidan com Dilma. “Vamos caminhar juntos”, confirmou o prefeito de São Bernardo.

O novo posicionamento agradou também ao secretário municipal de Finanças e de Gabinete, Nilson Bonome. O homem-forte do governo Aidan já havia declarado sua preferência pela candidata petista. “Me agrada mais”, reiterou.

Foco para o governo do Estado segue sendo eleição tucana
A mudança de postura do prefeito Aidan Ravin com relação à corrida presidencial não foi acompanhada na esfera estadual. Segundo o petebista, seu apoio ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) é irrestrito.

“Estarei com Alckmin sempre. Não muda nada”, afirmou o chefe do Executivo. Aidan de fato vestiu a camisa pela candidatura do tucano ao Palácio dos Bandeirantes. O prefeito acompanhou as últimas aparições do tucano no Grande ABC. Na última delas, sábado, em Diadema, o petebista formou cordão de isolamento durante caminhada no Centro.

O prefeito descartou temer represálias por não seguir linha de apoio aos candidatos à Presidência e ao governo do Estado. “Tenho que pensar no melhor para a cidade”, disse, novamente justificando o posicionamento pró Michel Temer para governar o País e Geraldo Alckmin em São Paulo.

Para reforçar apoio ao tucano no Estado, Aidan estará hoje na inauguração do comitê regional do PSDB em Santo André. Ele e os prefeitos de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), e de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), são os coordenadores políticos da campanha de Alckmin na região.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: