segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A pesquisa das pesquisas consolida a candidata Dilma

Serra tem desempenho estável, mas insuficiente

O gráfico na ilustração acima é irrespondível. Não se trata de uma pesquisa eleitoral singular e pontual. As duas curvas (em azul e vermelho) indicam a tendência das preferências populares captadas por uma série estatística que contempla um conjunto de pesquisas de distintos institutos especializados.

O candidato da direita, Serra (em vermelho), mostra-se estável na média de 36 pontos. A candidata de Lula, Dilma Rousseff, mostra uma subida inexorável, de 25 pontos a 41 pontos, com tendência de alta. Caso se confirme, pode ganhar no primeiro turno. A série mostra somente números de pesquisas realizadas em 2010, se considerasse sondagens anteriores, quando Dilma começou com a minguada preferência de 4% dos entrevistados, a curva do gráfico acima seria bem mais acentuada, em favor da candidata lulista.

Os números acima foram atualizados até 25 de julho (você pode continuar a tabela em casa, no seu computador, basta migrar os dados para uma tabela excel e continuar alimentando-a com os resultados das pesquisas que são divulgados periodicamente na mídia). A ótima iniciativa é do Doxa, Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (do Iuperj), recentemente incorporado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sob a orientação do professor e pesquisador Marcus Figueiredo.

Acima, fac-símile parcial da página 11, revista CartaCapital (edição 607), em coluna assinada pelo jornalista Maurício Dias. O texto acima é do blog Diário Gauche.

Nenhum comentário: