quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sou 60% e dou dois de vantagem

26
Aug

Todos sabem que sou dos mais cautelosos com o clima de já ganhou, mas tenho um palpite de que Dilma fecha a eleição presidencial no primeiro turno com 60% dos votos válidos, numa vitória consagradora que deixará o tucanato fazendo água por um bom tempo político.

A pesquisa Datafolha, que cravou 20 pontos de vantagem de Dilma sobre Serra (49% a 29%) mostrou que não há mais um quesito, critério ou região em que Dilma não lidere, inclusive no Sul, último bastião tucano a cair.

Dilma não só ultrapassou Serra no Sul, como abriu vantagem: 43% a 36%. No Sudeste, está 44% a 32%; no Norte/Centro-Oeste, 50 a 29%, e no Nordeste é o maior massacre, 60% a 21%. Dilma venceria hoje com 55% dos votos válidos e como não para de crescer não será difícil chegar aos 60% que acredito.

Em São Paulo, Dilma provou que está na hora da virada no estado governado há 16 anos pelos tucanos, e ultrapassou Serra por cinco pontos percentuais: 41% a 36%. Ela também lidera na capital paulista, com 41% a 35%.

É importante observar que Dilma melhora em todos os quesitos, enquanto Serra piora. Os números de Serra só sobem na rejeição do eleitorado, que não tolerou sua tentativa de se fazer aliado de Lula. Segundo Datafolha, 39% dos brasileiros não votam em Serra em hipótese nenhuma, enquanto Dilma mantém sua taxa estável em 19%.

Como a pesquisa foi realizada na última segunda e terça-feiras, agora é possível dizer que já um impacto da propaganda eleitoral na televisão, e Dilma dominou a cena com a qualidade de seus programas e a sinceridade de sua mensagem, sem a falsidade do adversário tucano.

Entre os que viram os programas de TV, 54% votam em Dilma, e 29% em Serra. E perguntados sobre quem está se saindo melhor na propaganda eleitoral, 54% acham que é Dilma e apenas 26%, menos que a intenção de votos, em Serra. Isso quer dizer que nem os eleitores de Serra gostaram de seu programa.

Está cada vez mais claro que Dilma é Lula e Lula e Dilma, e a sua candidata tem espaço para crescer pela aprovação dada ao presidente, cujo governo é aprovado por 79% dos brasileiros, novo recorde na sequência de pesquisas do Datafolha.

Agora, precisamos nos manter alertas, pois a surra se anuncia tão grande que o desespero já tomou conta das hostes tucanas. E o desespero provoca os golpes mais vis de quem acha que não tem mais nada a perder.

Postado por Brizola Neto

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: