segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Teoria para derrota do Serra: povo é burro

16
ago

A coluna do jornalista Ricardo Noblat de hoje é um “jogar de toalha” inacreditável da defesa da candidatura Serra, diante da inelutável constatação que a “boca do jacaré” das pesquisas, ao começar o horário de televisão está aberta para engolir o candidato da direita.
E para explicar a capitulação, ele traça uma teoria que mostro a partir da conclusão a que leva:

“Serra tentou em 2002 ser o candidato da mudança com continuidade. Perdeu. Agora, tenta o contrário: ser o candidato da continuidade com mudança. Deverá perder outra vez. O melhor nem sempre vence. O exercício da democracia nada tem a ver com a escolha dos melhores. Tem a ver com a escolha livre pela maioria”.

E como está se dando a escolha da maioria?

“Serra caiu no Datafolha e poderá cair no Ibope simplesmente porque um número cada vez maior de brasileiros passou a identificá-lo como o candidato de oposição a Lula. Ah, é ele?

No caso, não interessa o que ele diga ou faça. Pouco importa que evite se opor a Lula. E menos ainda que Lula não seja Dilma. O que parece valer para as pessoas é: esse careca aí, que sorri pouco a ponto de ser advertido pela filha, é o anti-Lula (o nosso pai, como preferem os nordestinos). Essa mulher aí sem graça é a mulher de Lula.

A teoria exposta por Noblat “esquece” que este sentimento popular não vem dos sorrisos de Lula. Vem de uma experiência de oito anos – muito mais evidente nos últimos quatro anos – que este povo viveu. Uma experiência diferente daquelas que “os melhores” (na visão dele) fizeram o país experimentar antes da eleição de Lula.

Não, não, o povo é um bando de ignorantes, não é? Tão ignorante que acreditou e votou no Collor e no FHC, que a mídia dizia - no primeiro caso, ressalvo, sem a ajuda de Noblat – que eram “os melhores”.

“Isso não serve de consolo para os que perdem, embora possam ser melhores do que seus adversários. Mas é assim que é.”

Um bando de gente primária, que está votando em Dilma apenas porque, com Lula, vive melhor, tem melhores salários, maior poder de compra, um país mais confiante, não é? Uma gente boba, que prefere acreditar na vida real e não no que a mídia diz.

Ô povinho “besta”, que coisa…

Postado por Brizola Neto

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colabradora do Blog)

Nenhum comentário: