quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comício-homenagem leva Lula às lágrimas em Curitiba

Numa mistura de pedido de voto e despedida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, na noite desta terça-feira (26), em Curitiba, seu último comício no Paraná pedindo votos para a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Sem a presença da candidata, que cumpria agenda em Brasília, Lula fez um balanço de seus oito anos de mandato e pediu para que o eleitor “evite o retrocesso de permitir que os tucanos voltem a governar o País. Não podemos ter memória curta e pisotear nas nossas conquistas”. No que pode ter sido sua última visita, o presidente chegou às lágrimas com a homenagem que recebeu no comício.

O presidente voltou a ironizar a suposta agressão ao adversário de Dilma, José Serra (PSDB), na última quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, e pediu para que o povo vote sem preconceito. “Não queremos votar em saia ou calça, mas na inteligência, na competência de uma pessoa”, disse.

Lula elogiou a postura de Dilma perante os ataques do adversário. “Façam de conta que são vocês a própria Dilma, vamos levantar a cabeça não aceitar desaforo, provocações, porque, daqui a pouco, vão jogar bola de papel na gente. Perdi três eleições, mas vocês nunca viram eu atacar meus adversários, ia para casa chorar e pronto”, disse o presidente, emendando com outra piada. “Não é possível que um Estado como o do Paraná, com padrão de maturidade acima da média nacional, permita que esse País desça serra abaixo”.

Para Lula, os ataques a Dilma são iguais aos que ele sofreu nas ocasiões em que foi candidato. “As mesmas cretinices que falaram de mim em 1989, falam agora. Mas agora não podiam falar mais de mim, pois só 3% dos brasileiros acharam nosso governo ruim ou péssimo. Então, resolveram falar mal da Dilma”.

Homenagem

A senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT) fez um relato da trajetória de Lula e chamou ao palco diversas pessoas representando operários, agricultores, negros, estudantes, beneficiados do Bolsa Família, entre outros, para fazerem agradecimentos ao presidente.

Depois, um coral infantil cantou a música de campanha de Lula de 1989. No final do comício, o presidente desceu do palanque para cumprimentar e tirar fotos com os eleitores.

ROGER PEREIRA, Portal Terra ,26/10/2010 22h16, Postado por Kelly Girão.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: