quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dilma atrai milhares de pessoas em carreata

Dilma atrai milhares de pessoas em carreata

FOTO: Roberto Stcukert Filho

06.10.2010

A Baixada Fluminense parou hoje para ver a candidata à presidência pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff. Ela deu início à sua campanha no segundo turno com uma carreata pelas ruas de Duque de Caxias e recebeu o calor dos fluminenses e firmou com eles dois compromissos: fazer investimentos em saneamento básico e tratamento de água e levar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) para garantir segurança pública de qualidade para a região.

“Eu quis começar por aqui porque iremos priorizar duas questões muito importantes: o tratamento de água e o esgotamento sanitário. E aqui na baixada nós fizemos um esforço muito grande, porque durante muitos anos a baixada ficou sem os investimentos que beneficiariam a vida concreta das pessoas”, disse.

A Baixada também receberá as UPPs que estão levando segurança às comunidades mais pobres do Rio de Janeiro.

“Nós voltamos a investir e vamos assumir um compromisso com a baixada que é o mesmo que assumimos lá na cidade do Rio de Janeiro, que é o programa das UPPs. Nós iremos levar para a Baixada as Unidades de Polícia Pacificadoras que estão dando tão certo lá no Rio de Janeiro. Trazer para cá significa melhoria das condições de vida da Baixada. O que interessa é a qualidade de vida das pessoas e a segurança é uma questão central nisso”, explicou.

Multidão

A carreata de Dilma, do governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e dos senadores eleitos Lindberg Farias e Crivella foi uma das mais emocionantes da campanha. Homens e mulheres trabalhadores pararam momentaneamente suas atividades no comércio para acenar à candidata. De casa em casa, os moradores também saíram para frente de seus portões e gritaram para dizer que estão com Dilma.

Os mais de 10 quilômetros percorridos pela candidata estavam repletos de gente pelas calçadas, empunhando bandeiras, mandando beijos e força para a petista. Em alguns lugares, multidões esperavam pela passagem de Dilma. Foi uma clara demonstração de que os fluminenses estão com a petista no segundo turno.

Real

Questionada sobre a queda do dólar frente ao Real, Dilma disse que não necessária uma intervenção no câmbio. Segundo ela, no longo prazo é preciso reduzir a relação entre dívida pública e Produto Interno Bruto (PIB), que explodiu para 60% no governo FHC e despencou para 40% no governo Lula. A meta de Dilma é reduzir essa relação para o patamar dos 30%.

“Queria dizer o seguinte, eu considero que ajuste fiscal não tem uma relação direta com o câmbio. A questão do câmbio tem relação com os Estados Unidos e com o fato de eles ainda estarem numa crise profunda. E isso não vai ser resolvido por ajuste fiscal no Brasil”, explicou.

A solução para câmbio, segundo Dilma, é dar mais competitividade para a indústria nacional ”tanto pela Reforma Tributária e pelo processo de melhoria do endividamento público”, apontou. Ela defendeu também o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), estabelecido pelo Ministério da Fazenda, porque impede que o mercado tome atitudes especulativas contra o Real.

Acompanhe aqui a cobertura diária da campanha de Dilma pelo Twitter.

Do Blog Presidente DILMA.

Nenhum comentário: