sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO - O BRASIL NO RUMO CERTO

Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional - consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.
Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.
Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.
Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.
Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.

*Alan Barbiero - Universidade Federal do Tocantins (UFT)*
*José Weber Freire Macedo - Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF)*
*Aloisio Teixeira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)*
*Josivan Barbosa Menezes - Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
*Amaro Henrique Pessoa Lins - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)*
*Malvina Tânia Tuttman - Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)*
*Ana Dayse Rezende Dórea - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)*
*Maria Beatriz Luce - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)*
*Antonio César Gonçalves Borges - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)*
*Maria Lúcia Cavalli Neder - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)*
*Carlos Alexandre Netto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)*
*Miguel Badenes P. Filho - Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)*
*Carlos Eduardo Cantarelli - Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)*
*Miriam da Costa Oliveira - Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)*
*Célia Maria da Silva Oliveira - Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)*
*Natalino Salgado Filho - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)*
*Damião Duque de Farias - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)*
*Paulo Gabriel S. Nacif - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)*
*Felipe .Martins Müller - Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).*
*Pedro Angelo A. Abreu - Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)*
*Hélgio Trindade - Univ. Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)*
*Ricardo Motta Miranda - Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)*
*Hélio Waldman - Universidade Federal do ABC (UFABC)*
*Roberto de Souza Salles - Universidade Federal Fluminense (UFF)*
*Henrique Duque Chaves Filho - Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)*
*Romulo Soares Polari - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)*
*Jesualdo Pereira Farias - Universidade Federal do Ceará - (UFC)*
*Sueo Numazawa - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)*
*João Carlos Brahm Cousin - Universidade Federal do Rio Grande - (FURG)*
*Targino de Araújo Filho - Univ. Federal de São Carlos (UFSCar)*
*José Carlos Tavares Carvalho - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)*
*Thompson F. Mariz - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)*
*José Geraldo de Sousa Júnior - Universidade Federal de Brasília (UNB)*
*Valmar C. de Andrade - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)*
*José Seixas Lourenço - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)*
*Virmondes Rodrigues Júnior - Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)*
*Walter Manna Albertoni - Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP)*

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Parabéns a todos os educadores, que fazem da educação o nosso alicerce na construção de uma sociedade justa e igualitária neste país.

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