segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Na Band, Dilma respondeu os ataques com a verdade

Na Band, Dilma respondeu os ataques com a verdade

FOTO: Roberto Stuckert Filho

11.10.2010

O resultado do primeiro debate televisivo, na TV Bandeirantes, entre os candidatos à Presidência da República, pode ser visto no semblante dos aliados de José Serra e de Dilma Rousseff. Do lado dos tucanos, cabeças baixas e rostos preocupados. Pelo lado da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, o estusiasmo era claro.

Ao final do debate, os aliados de Dilma expressaram o ambiente dentro do auditório. “Ela [Dilma] fez o confronto adequado, porque eram tantas as acusações infundadas em relação a nossa chapa e ela respondeu com muito vigor. Essa resposta vigorosa que ela deu vai mobilizar toda militância do país para chegarmos ao fim do segundo turno com sucesso”, avaliou o candidato a vice-presidente Michel Temer.

Para o senador reeleito Delcídio Amaral (PT-MS), a candidata “deu um show de bola" e caminha para a vitória. “Foi o melhor debate da Dilma, sem dúvida. Muito firme, clara, concisa, foi para cima. Ela criou efetivamente as situações que nós esperávamos para fazer confrontação de projetos com o Serra. E ela agiu de forma determinada e especialmente com relação a essa rede de intrigas que montaram com relação a ela”, comentou.

Durante o debate, Dilma ressaltou que Serra precisa parar de fazer acusação sem provas e o alertou que ele já está inclusive sendo processado por espalhar calúnias. “Você tem de ter cuidado para não ter mil caras, Serra, porque a última mentira e calúnia contra mim ocorreu no caso em que vocês diziam que a minha campanha tinha aberto sigilo [fiscal de adversários]. Hoje você é réu em crime de calúnia e difamação. Você está dando os primeiros passos na questão da ficha limpa”, disse Dilma.

Mil caras

Dilma também arrancou risadas da plateia e dos jornalistas no Debate da Band, quando disse que o Serra “não é o cara, mas tem mil caras”. Ele também provocou risos no mesmo público quando comentou que “não havia problemas graves de segurança em São Paulo”.

Para o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, não restou dúvida que Dilma saiu vitoriosa do debate. “O debate foi excelente porque ambos os candidatos desnudaram sua personalidade política e seus compromissos programáticos. Ficou clara a questão de quem é que tem políticas sociais, qual é a postura sobre as privatizações. E o que eu fiz no verão passado. Ou seja, o que a Dilma fez nos últimos oitos anos e o que o Serra fez. Isso ajuda o eleitor a se definir”, analisou.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deu ainda mais motivos para a vitória da candidata. “Ela ganhou porque o debate permitiu que os dois candidatos entrassem naquilo que os diferenciavam. Pela primeira vez nessa campanha no segundo turno pudemos debater qual é o projeto da Dilma, tanto o balanço de comparação em relação ao governo que ela foi ministra, quanto também o balanço do governo em que o Serra foi ministro”, disse.

Diferenças de projetos

O coordenador do programa de governo da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Marco Aurélio Garcia, disse que Dilma soube delimitar os campos e os projetos no primeiro debate do primeiro turno e Serra ficou sem dar muitas respostas.

“Foi muito bom o desempenho da candidata Dilma Rousseff. Acho que cumpriu o que se espera de um debate de segundo turno. Demarcar claramente que há dois campos, evitar questões secundárias com as quais se pretendia embaralhar as cartas e chamar concretamente o candidato Serra a se definir", afirmou.

Segundo Garcia, o candidatdo tucano "gosta de se apresentar tão seguro, muitas vezes tão arrogante, mas foi obrigado a sair um pouco da sua toca e dizer a que veio. E na maioria das vezes não disse”.


Acompanhe aqui a cobertura diária da campanha de Dilma pelo Twitter.

Também do Blog Presidente DILMA.

4 comentários:

Frann disse...

Gostaria de parabenizar a DILMA PRESIDENTE que foi prá cima do arrogante mentiroso e desmascarou-o ao vivo e em cores no debate da Band.Vibrei inúmeras vezes diante da televisão acompanhando as perguntas e respostas dessa GRANDE MULHER que não se intimidou com a malandragem desse político profissional.

Nikacio Lemos Bitencult disse...

SUGESTÃO PARA EQUIPE DE JOSÉ SERRA :

Ou mostra os pontos positivos das privatizações do Governo de FHC as quais fizeram bem para saúde econômica do Brasil, como por exemplo : Vale do Rio Doce e Telecomunicações, onde hoje temos telefone de graça e maior geração de emprego após privatizadas, ou evite este assunto para não cometer o mesmo erro da campanha de Geraldo Alckmin .
Se ficar dizendo que não vai privatizar e com isso tentando se explicar, será outro erro como foi na campanha de Geraldo Alckmin .
É tudo que eles (Petralhas) querem!!!!
É isso que eles querem, que o José Serra cai no mesmo erro da campanha de Geraldo Alckmin que se preocupou em ficar desmentindo que iria privatizar enquanto Lula avançava nas pesquisas.
Com certeza eles (Petralhas) vão bater nessa tecla da Privatização até porque eles não tem outro ponto para tentar desqualificar o Serra , e vão tentar induzir José Serra a praticar o mesmo erro da campanha de Alckmin.
Repito: Ou mostra os pontos relevantes e positivos das privatizações , ou faça como ela(Dilma) não responda porque se ficar se preocupando em se defender(Se explicando) vai cair no mesmo erro de Alckmin e isso é tudo que eles querem.
Melhor saída, se preparem bem para responder sobre privatização, porque será esse ponto que vão explorar , vão bater repetitivamente até porque eles(Petralhas) não tem outro assunto para tentar intimidar José Serra.
Já José Serra, tem prato cheio de denuncias sobre o governo corrupto de Lula para desqualificar essa mentirosa, despreparada que aprendeu a se comportar como seu chefe maior(Lula) quando diz : NÃO SEI DE NADA, NÃO VI NADA, NÃO FUI EU .
De terrorismo , eles(PT) entendem bem !!!!

Fui....
Nikacio lemos
23 anos
P.S. Coitada da senhora Dilma. No Debate gaguejava muito e às vezes repetia a mesma resposta falando coisa por coisa, se mostrando despreparada para aquele tema.

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Sabem por que os Comunistas do PT querem manter as estatais ?
Porque precisam delas para continuar as usando como cabide de emprego para servir seus companheiros e para manter ONGs de ação duvidosa
Fui..
Nikacio lemos
23 anos

Roberto disse...

Ô Nicacio, vc, um jovem de 23 anos e ja é entreguista? Com essa idade quer ver o Brasil se rebaixar novamente tendo suas riquezas distribuídas a mancheias para os interesses internacionais? Meu Deus, se o pais precisar de jovens como vc estará fadado a ser sempre um lambe botas...uma pena ver um brasileiro jogando tão forte contra seu país....ainda mais jovem pois, na minha época, a juventude queria o Brasil para os brasileiros..é, os tempos mudaram..para pior.