segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pesquisas apontam vitória de Dilma e sete governadores do PSDB

outubro 25th, 2010 | Autor: Jussara Seixas

Além da Presidência da República, haverá eleição em segundo turno no pró ximo domingo (31) para governadores de oito Estados e do Distrito Federal. Se as pesquisas se confirmarem, no final da eleição, Dilma Rousseff será eleita presidente e, contando-se os partidos aliados, terá ampla maioria de governadores, além da maioria no Senado e Câmara, mas os tucanos conquistarão sete governos estaduais, incluindo os mais importantes – São Paulo e Minas Gerais.

Ao final, os tucanos podem ficar com saldo de sete governadores eleitos; o PT tende a sair desta eleição com seis governadores, podendo contabilizar como maiores vitórias em Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O PSB terá seis governadores e o PMDB cinco.

Dois debates na televisão – nesta segunda-feira (25), na TV Record, e, na sexta-feira (29), na TV Globo, e várias pesquisas de intenção de votos Vox Populi (hoje), Datafolha (na terça-feira e na sexta-feira), Sensus (quarta-feira) e Ibope (quinta-feira) marcam a última semana de campanha eleitoral. A candidatura de José Serra (PSDB) perde terreno nas pesquisas e nas tentativas de criar e explorar escândalos.

A candidata petista continua em vantagem e crescendo em todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas recentemente. Os institutos Ibope e Datafolha apontaram Dilma com 10 a 12 pontos à frente do adversário José Serra. No domingo, dia da eleição, novas pesquisas também deverão ser divulgadas.

A candidata Dilma Roussef disse, em campanha no final de semana, que repudia terminantemente acusações sem provas, feitas na véspera das eleições, contra ela e sua campanha.

Para governador

No Distrito Federal, as últimas pesquisas indicam vantagem de 20% do petista Agnelo Queiroz contra a mulher do ex-governador Joaquim Roriz, Weslian Roriz. Se Dilma vencer as eleições, a Capital Federal viverá uma situação incomum – terá um governador do mesmo partido da Presidente da República.

Em Roraima, de acordo com pesquisa Ibope mais recente, Neudo Campos (PP) tem 50% e o atual governador, José de Anchieta Junior (PSDB), 41%. Em Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) tem 52% contra 39% do atual governador, João Chaulla, do PPS. No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) tem 50% e Lucas Barreto (PTB), 43% (Ibope).

No Pará, o também tucano Simão Jatene apresenta-se com 54% das intenções de voto contra 36% da petista Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição. Em Goiás, o tucano Marconi Perillo tem 48% das intenções de voto contra 44% do candidato do PMDB, Íris Rezende.

No Piauí, a vantagem é de Wilson Martins (PSB) com 53% contra 42% para o tucano Silvio Mendes, 42%. Na Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) tem 52% contra 40% de José Maranhão, do PMDB. Em Alagoas, o Ibope dá conta de que Teotônio Vilela Filho (PSDB), atual governador, tem 48% contra 40% de Ronaldo Lessa (PDT).

De Brasília
Com agências

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

2 comentários:

Unknown disse...

Esse foi o Email que mandei para o PT:

Tenho 67 anos e posso dar conselhos: Leiam no Blog do Saraiva sobre a atuação Do José Eduardo Cardoso ontem na BAND.(Autor:TERROR DO NORDESTE) Foi péssima pois podendo jogar tudo na cara do Alvaro Dias que acusava (só faltou realmente o cara lhe dar um tapa na cara), parecia um bom moço , educado que nem do partido referido pelo outro ele era.Fiquei irada. Acordem PETISTAS: Se acusarem a vcs de falcatruas , joguem na cara deles o aborto da mulher do Serra, quebra do sigilo feito pelo fogo amigo do Aécio ( mineiro come quieto e como come) Paulo Preto e filha etc etc . VCs acabam sendo engolidos pelo POLVo da Veja pq vcs não reagem. A revista Isto é a Carta Capital e os blogs estão aih pra dar suporte a VCs, Hoje a noite provavelmente Arnaldo Jabor (no JOrnal da Noite)vai dar o primeiro ``Tiro ``contra a Dilma . SE vcs bobearem a Bala de Prata do PIG acaba acertando a Dilma e nós tambem. ACORDEM> Municiem a Dilma pra o Debate de hoje. Vai ser fogo, mas mandem ela mostrar principalemmente oq eu vai fazer no proximo governo COM TODAS AS LETRAS. Boa Noite. Eu voto em Dilma, pq eu acredito em Dilma. Ela supreenderá a todos.Fé em Deus e na Dilma. PUNTO E BASTA ( pq ta na moda)PS: REpassem isto para todos do PT . ACORDEM > O que vale são as urnas e não pesquisas. Primeiro turno deu no que deu. Sonia Machado CPF ----49 CI ---2.571 IPF EX RJ.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.