sexta-feira, 8 de outubro de 2010

”Petrobrás é caixa branca”

Em clima de despedida, Lula listou conquistas de seu governo e destacou papel da estatal

Foto: / Gabriel de Paiva


Alexandre Rodrigues, Kelly Lima, Luciana Nunes Leal e Nicola Pamplona – O Estado de S.Paulo

Os palanques das duas cerimônias que receberam ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – a entrega da plataforma P-57, da Petrobrás, em Angra dos Reis, e a inauguração do novo Centro de Pesquisas da estatal, no Rio – foram usados para discursos com tom de despedida.

Lula brincou, fez as costumeiras declarações, do tipo “nunca antes na história”, e embargou a voz ao enumerar as conquistas de seu governo.

Lula disse que, em seu governo, a Petrobrás ganhou papel estratégico e mais transparência. “Diziam que era o Brasil que pertencia à Petrobrás e não a Petrobrás ao Brasil. A ponto de ter presidente que falava: “a Petrobrás é uma caixa preta, ninguém sabe o que acontece lá dentro”. No nosso governo, é uma caixa branca e transparente. Nem tanto assim, mas é transparente”, brincou, no estaleiro em Angra.

No Cenpes, o presidente citou a crise do subprime americana, para afirmar que o Brasil foi o país que melhor superou a crise. “Fui achincalhado quando disse que aqui a crise seria uma marolinha, mas foi. Porque a gente tinha o Banco do Brasil, o BNDES e a Caixa, que salvaram o mercado quando todos estavam com medo”, comentou.

O presidente também lembrou do início do mandato, quando colocou na diretoria financeira da Petrobrás o acadêmico José Sergio Gabrielli, hoje presidente da empresa, apesar dos alertas que recebeu de que “o mercado não gostaria”.

“Não só gostaram, como aplaudiram. Nunca antes na história deste País alguém sonhou que a Petrobrás pudesse ter o maior centro de tecnologia do mundo, assim como a elite deste País não sonhou com muitas outras coisas porque estava subordinada ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e outros.”

Pela manhã, em Angra dos Reis, durante cerimônia de batismo da plataforma P-57, Lula disse que o País tem condições de chegar a 100% da fabricação de embarcações para a produção de petróleo.

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , , , ,

Também do Blog do Favre.

Nenhum comentário: