sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Poder e Corrupção: Serra já foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos. Gilmar Mendes engavetou.

José Serra tem 17 processos nas costas, pelo menos 3 deles por corrupção (impobridade administrativa), enquanto Dilma não tem nenhum.

O tucano já foi condenado na Justiça Federal do DF, por improbidade administrativa (Processo 96.00.01079-0 no TRF1), ao lado de outros ministros e diretores do Banco Central no governo FHC.

A ação movida por procuradores da República, denunciou o rombo de R$ 2,975 bilhões dos cofres públicos para socorrer o Banco Econômico S.A., na época do PROER.

A sentença condenou José Serra e os outros a devolverem o prejuízo causado aos cofres públicos.

Os réus entraram com uma reclaração no STF (Reclamação 2.186), que ficou nas mãos de ... Gilmar Mendes, correndo o processo lentamente desde 2002 até abril de 2008.

Em 2008, Gilmar Mendes iria assumir a presidência do STF, e teria que passar os processos que estava relatando à outro ministro, inclusive este em que José Serra estava condenado.

Em 22 de abril de 2008, um dia antes de assumir a presidência do STF, decidiu pelo arquivamento do processo de José Serra, alegando que a Justiça Federal não tinha competência para julgar Ministros de Estado, atribuição do STF, segundo ele.

O Procurador Geral da República, Antonio Fernando Souza, contestou a decisão de Gilmar Mendes, e entrou com recurso, porque o próprio STF já reconheceu que ex-ministros não tem prerrogativa nos atos de improbidade.

Desde então é aguardado o julgamento do plenário para desarquivar o processo na Justiça Federal.

Leia também:
-Ficha imunda de Serra: ele tem 17 processos... Dilma não tem nenhum!

Um comentário:

Jorge disse...

Improbidade administrativa não é igual a corrupação como você fala, deixa de falar besteira e pesquise.

Que saber o que é corrupção? Aprenda com o meste aqui:

http://ht.ly/2T5oh