(Publicado originalmente em 18/11/2009)

Matéria fresquinha do G1 “Petrobras tem segundo maior lucro trimestral das Américas, aponta pesquisa

“O lucro da Petrobras, de US$ 4,109 bilhões no terceiro trimestre deste ano, foi o segundo maior registrado entre as empresas de capital aberto (negociadas em bolsa) nas Américas, segundo levantamento da consultoria Economatica.

O resultado da estatal brasileira ficou atrás apenas da norte-americana Exxon Mobil, também do setor de petróleo, que lucrou US$ 4,73 bilhões.

No terceiro lugar da lista aparece outra empresa do mesmo setor: a também norte-americana Chevron Texaco, com lucro de US$ 3,831 bilhões de julho a setembro deste ano.

Completando a lista das cinco maiores, estão o banco JP Morgan Chase (US$ 3,588 bilhões) e a Microsoft (US$ 3,574 bilhões).”

Minha neta de três anos, quando acabei de ler essa notícia em voz alta, falou exatamente o título deste post

“Vô, agora eu entendi porque o governo FHC queria “doar” a Petrobrax, como fez com a Vale!

A Exxon compraria “a preço de banana” e ficaria absoluta na liderança e o Brasil chupando o dedo”

Completou com a seguinte pérola:

“Vô, as Organizações Serra e o Lado Obscuro da Força (PSDB/DEM/PPS) vivem dizendo que o Lula entregou a Petrobras para o PT…”

“É verdade que ele botou um petista de carteirinha para presidir a Petrobras, mas o que é que tem isso demais?”, disse eu meio distraído

“Isso significa, então, que o PT é muito bom de gestão, não é?”

Como sempre, fiquei de queixo caído com a sagacidade da menina

Acho que vai ser presidente do Brasil quando crescer…