quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Se houve agressão, onde está a polícia?

21
Oct

Insisto que está havendo uma omissão inaceitável das autoridades policiais do Rio de Janeiro. Se ocorreu, como está sustentando a imprensa, uma agressão ao candidato José Serra, o fato tem de ser objeto de investigação e inquérito policial.
O jornal O Globo estampa em sua primeira página o flagrante do candidato levando as não à cabeça.
O vídeo do SBT, que volto a postar aí em cima, mostra que isso ocorreu muito depois de Serra ser atingido por um objeto que em tudo se assemelha a uma bolinha de papel.
Não obstante a imagem nítida e a declaração de que não houve nenhum ferimento, o médico – ex-secretário de Cesar Maia e amigo de Serra – Jacob diz no jornal O Globo que “uma pancada como esta poderia ter consequência grave, como um edema cerebral”.
Não obstante a literatura médica ou até a ficcional jamais ter registrado edema cerebral provocado por bolinha e papel, Serra foi mandado para o Hospital Samaritano, em Botafogo, para fazer uma tomografia. O resultado, é obvio, não acusou problema algum.
Serra, ao chegar à porta do Samaritano, viu que não havia imprensa. Voltou e um telefonema foi disparado para a TV Globo, exigindo a presença de um repórter e cinegrafista. Às pressas, foi mandado o reporter Helder Duarte, que, como pode ser visto no vídeo postado no Jornal da Globo, segurava o único microfone na entrevista onde Serra fala de suas “convicções democráticas”.
Portanto, estão aí todos os elementos para configurar uma agressão ou uma farsa. É indispensável que a autoridade policial esclareça o que houve. Para isso existem os termos de declaração, os exames de corpo de delito, as perícias.
Basta requisitar o vídeo do SBT, que está bem nítido. Na gravação original, de alta definição, muitíssimo melhor que a da internet, certamente será possível identificar com certeza o tipo de objeto que atingiu Serra e, sem edições, verificar a dinâmica dos acontecimentos.
Porque ninguém pode ser agredido impunemente. Nem um candidato a presidente, nem milhões de brasileiros, atingidos na cabeça com uma versão fantasiosa dos fatos capaz de provocar muito mais estragos que uma bolinha de papel.











Postado por Brizola Neto 1 comentário

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: