segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Toda Mídia

NELSON DE SÁ – FOLHA SP

nelsonsa@uol.com.br

“Grrrrrrrrr”

Sob o título “O passo em falso do Fed”, o Council on Foreign Relations avalia que a inundação de dólares decidida no banco central tirou dos EUA “autoridade moral” para obter uma “paz cambial” no G20. Citando Alemanha, Brasil, China, o “Guardian” prevê “duelo no G20″. O “Wall Street Journal” já fala em “revolta global”. Em texto à parte, deu o enunciado “Líderes globais: Grrrrrrrrr”. Na AP, até o assessor de Obama, Paul Volcker, criticou. Listando Alemanha, Brasil, China e um assessor do primeiro-ministro da Índia, o “New York Times” noticiou a “tentativa” de defesa do secretário do Tesouro e do presidente do Fed.

Fechando o domingo, o “Financial Times” deu manchete para Robert Zoellick, do Banco Mundial, que propôs ao G20 um “padrão ouro modificado”. Ele “expressa inquietude com o sistema internacional”, diante da “guerra cambial” entre EUA e China.
Por outro lado, após dias atacando o Fed, Pequim soltou nota ontem “suavizando” a sua posição.

China reage O “China Securities Journal”, da agência estatal Xinhua, deu editorial defendendo que a China eleve juros para resistir ao risco inflacionário do influxo de dólares “direcionado pela flexibilização dos EUA” _aconselhando “não esquecer a lição do Japão”, que não enfrentou o problema nos anos 80 e paga até hoje.

Brasil reage O iG anotou, citando Guido Mantega, que os EUA já têm hoje seu maior superavit proporcional no mundo com o Brasil. Reuters e Dow Jones, por outro lado, ecoaram notícia do “Estado”, negada por Mantega, de que o país poderia até reintroduzir o Imposto de Renda para estrangeiros que aplicam em títulos públicos.

online.barrons.com

ADEUS, DÓLAR
O “Barron’s”, semanário do “WSJ”, dedica capa e longa reportagem à “Aposta certa da China” _que está abandonando os títulos do Tesouro dos EUA e “comprando ativos ao redor do mundo”, Brasil inclusive

Leia a integra de Toda Mídia, na Folha SP

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , , , , ,

Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: