terça-feira, 24 de abril de 2012

Ex-Tucano Bresser Pereira diz que a Argentina tem razão


Em artigo, ex-ministro de FHC elogia decisão de Cristina Kirchner de reestatizar a YPF; Bresser lembrar que, ao não controlar o petróleo, Argentina era a exceção, não a regra
Brasil 247
Enquanto analistas de vários países condenam a Argentina e até o The Wall Street Journal pede que o país seja expulso do G-20, um artigo sensato recoloca as coisas no seu devido lugar. Assinado por Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro de FHC, o texto “A Argentina tem razão”, lembra que o país vizinho, ao não controlar sua principal fonte energética, era a exceção – e não a regra no mundo de hoje. Leia:
A Argentina tem razão
A Argentina se colocou novamente sob a mira do Norte, do "bom senso" que emana de Washington e Nova York, e decidiu retomar o controle do Estado sobre a YPF, a grande empresa petroleira do país que estava sob o controle de uma empresa espanhola. O governo espanhol está indignado, a empresa protesta, ambos juram que tomarão medidas jurídicas para defender seus interesses. O "Wall Street Journal" afirma que "a decisão vai prejudicar ainda mais a reputação da Argentina junto aos investidores internacionais". Mas, pergunto, o desenvolvimento da Argentina depende dos capitais internacionais, ou são os donos desses capitais que não se conformam quando um país defende seus interesses? E, no caso da indústria petroleira, é razoável que o Estado tenha o controle da principal empresa, ou deve deixar tudo sob o controle de multinacionais?”
Foto: Rogério Cassimiro/Folhapress
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: