segunda-feira, 2 de abril de 2012

Presidente Dilma anunciará pacote de R$ 18 bi para fortalecer a indústria

Em anúncio publicado nesta segunda-feira (2), o governo informou que será aplicado um conjunto de medidas para ampliar os financiamentos para aquecer a economia nacional.

De acordo com a declaração do governo, o pacote visa à ampliação da competitividade dos setores industriais, bem como a valorização do real. O pacote, que está sendo preparado pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, será anunciado nesta terça-feira (3) pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

Em entrevista,  Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), disse que o movimento sindical, que já vem aprofundando o debate desde o inicio deste ano, espera que as medidas busquem aprofundar o desenvolvimento.

“O que esperamos ouvir amanhã é que estas medidas não sejam ações paliativas, pelo contrário, que estejam sendo planejadas para impactar no processo de desenvolvimento. Esperamos medidas que atuem diretamente na questão estrutural do país e que estas também impactem na vida do trabalhador, sobretudo com geração de postos de trabalho. Ou seja, esperamos um pacote de ações de longo prazo”, explica o dirigente

Segundo a nota, o governo pretende anunciar uma reformulação nas linhas de financiamento para investimento e capital de giro do Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES). A estratégia é ampliar o número de setores favorecidos, com a redução das taxas de juros e maior prazo para pagamento. A previsão é que haja um aumento de R$ 18 bilhões nos empréstimos.

O Ministério da Fazenda também informou que haverá mudanças nas regras de atuação dos fundos de desenvolvimento regional para alavancar investimentos em infraestrutura.

O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também poderão atuar neste mercado, oferecendo empréstimos com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia. O risco das aplicações deve ser transferido do Tesouro para os bancos.

Nenhum comentário: