terça-feira, 18 de novembro de 2008

Análise sobre a Reunião do G20

Matéria de autoria de Tiago Pires, copiada na íntegra do seu Blog INTERESSE NACIONAL. de Tiago Pires é um brasileiro da linda cidade de Juiz de Fora-MG, que conheço bem, estudante, escritor e poeta com apenas 23 anos, que já está entre os meus favoritos.

Análise sobre a Reunião do G20
Ressalvas devem ser feitas. Foi uma primeira reunião organizada por um líder fraco que sairá de cena em breve, George W. Bush. Todo mundo estava cheio de boas intenções. E sabemos que a vida real é mais complicada --sobretudo o mercado financeiro mundial em tempos de globalização.O objetivo de fiscalizar o mercado financeiro do planeta é muito ambicioso --e ninguém sabe direito ainda como fazer a tal regulamentação,todavia,a decisão de regulado,mesmos que moderadamente,já foi tomada e,portanto já se pode pensar em um novo Brettom Woods.Mas foi algo extraordinário rodada de Washington. Pela primeira vez, os chefes de Estado do G20 se reuniram. O grupo é formado pelas 20 maiores economias do planeta, que representam 85% da riqueza mundial.A reunião enumerou seis prioridades até março do ano que vem, quando deverá haver um novo encontro --em Londres e com o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama.Eis os objetivos: reforma dos aspectos da regulação que colaboram para a crise, normas de contabilidade, transparência dos mercados derivados, práticas de remuneração e avaliação das necessidades de capital das instituições financeiras internacionais.Claro que será difícil concretizar tais objetivos em tão pouco tempo. No entanto, há um mérito inegável.A atual crise financeira parece ser o ponto de partida de um mundo mais multilateral, coisa que andava bem esquecida. Trocando em miúdos: o mundo rico deu sinais de que ganhará se começar a ouvir o mundo emergente.E o Brasil tem, sim, um papel importante. O país deve usar seu Status de potêncial regional para obter maior espaço nos diverso organismos multilaterais,como o G20,a OMC,o Conselho de Segurança da ONU e o FMI,bem como o BIRD.
No aspecto energético, o etanol e a reserva de petróleo do pré-sal são trunfos que, se bem usados, trarão maior desenvolvimento ao Brasil e maior respeito internacional. É hora de pensar grande.Devemos deixar de lado o Complexo de que não conseguirems ser respeitados ,tornando-se assim mas pro-ativos,e deixando bem claro ao Mundo que mas do que querer,vamos conquistar nosso espaço no concerto das Nações!
Postado por Espaço Democrático de Debates às 09:12 0 comentários

Um comentário:

HELIO disse...

A imprensa brasileira não gosta , mas o Lula está dando um show , está ditando as regras porque diz a verdade incontestável.
APOSENTADO INVOCADO