segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CAFÉ COM O PRESIDENTE LULA

Esta matéria foi copiada na íntegra do Blog do amigo DANIEL PEARL, Desabafo Brasil. As fotos a que se refere a matéria vocês poderão ver acessando o Blog do DANIEL.

Café com o presidente Lula

Luciano Seixas: Qual é a mensagem que o senhor vai levar para a reunião política do G-20, em Washington? Presidente: Antes de levar a mensagem para o G-20, em Washington, nós tivemos a reunião no sábado em que participaram os presidentes dos Bancos Centrais do G-20 e participaram os ministros da Fazenda. Essa é uma discussão mais de fundo, é uma discussão em que a nossa expectativa é que as decisões possam orientar a reunião que vai acontecer no dia 15, em Washington. Nós sabemos de onde veio a crise, sabemos o que foi que gerou essa crise e nós sabemos que o sistema financeiro internacional tem que ter um certo controle do Estado. É preciso que haja uma regulação. Tudo na vida é regulado, não pode um sistema financeiro achar que pode fazer do sistema financeiro um cassino. O que nós queremos é que o sistema financeiro exista cada vez mais forte para ajudar o desenvolvimento do país, para ajudar o crescimento da indústria, para ajudar o crescimento da agricultura, ou seja, ganhar dinheiro gerando riqueza e gerando emprego e não apenas acumulando riqueza através da especulação. Bem, eu espero que o G-20 político tome essa decisão, porque há muito tempo eu estou pedindo uma reunião dos líderes políticos para que a gente possa discutir a questão da OMC e da Rodada de Doha, e agora chegou a oportunidade de fazermos essa reunião. Eu tenho consciência de que essa reunião não vai definir tudo o que nós precisamos que ela defina, mas é um início extraordinário para que os políticos, chefes de Estado, assumam a responsabilidade de trazerem para si a discussão das soluções futuras, para evitar que outras crises como essa venham a acontecer.

Presidente Lula passa em revista as tropas durante cerimônia de chegada no Palácio Quirinal,
em Roma (Roma, Itália, 10/11/2008) Foto: Ricardo Stuckert/PR

Luciano Seixas: Presidente, nós estamos gravando o programa aqui no Palácio do Planalto, e nesta segunda-feira o senhor vai estar na Itália. Qual vai ser a sua agenda? Presidente: Primeiro, na Itália nós vamos ter uma forte agenda empresarial. Haverá uma grande delegação de empresários brasileiros, haverá uma grande delegação de empresários italianos e, exatamente por conta da crise, nós vamos discutir com os empresários as possibilidades de investimentos que tem para serem feitos no Brasil, com a quantidade de obras de infra-estrutura que estamos fazendo. Vou ter encontro com o Primeiro-Ministro, vou ter encontro com o Presidente, vou ter encontro com o Movimento Social Italiano, vou ter encontro com os políticos da oposição na Itália, e na quinta-feira vou me encontrar com o Papa para assinar um acordo entre o Estado brasileiro e o Estado do Vaticano. Também vou discutir com o Papa a questão da crise econômica e também a gente fazer convocação para que os países ricos coloquem mais dinheiro para ajudar os países pobres, por exemplo, o Haiti, os países africanos. Precisamos ter consciência de que ou os países mais ricos ajudam os países mais pobres a se desenvolverem ou nós vamos enfrentar um problema muito sério de migração. Governo Federal.

Jesus Cristo é suficiente para Deus. Ele é suficiente para você?Postado por DANIEL PEARL às 09:49:00 2 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: