segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A GRANDE ARMAÇÃO

Amigos e leitores,
Concordo plenamente com meu amigo Carlos Augusto do Blog DE UM SEM-MÍDIA, que está entre os meus favoritos, mas como na última matéria que postei no Blog já falei bastante sobre o "Ministro?" Gilmar Mendes e o julgamento do HC em favor de Daniel Dantas, apenas repasso por e-mail e publico a matéria sem maiores comentários, mesmo porque dispensáveis.
Saraiva


Será que vamos aceitar isso passivamente?

A grande armação
Foram anos de investigação meticulosa, em que se empregaram os melhores recursos técnicos e a melhor técnica de investigação. O maior esquema de corrupção do país foi fotografado, filmado, grampeado. Resultou em um relatório final confuso, do Delegado Protógenes, com algumas ilações meio incompreensíveis, mas com conteúdo suficiente para sugerir um levantamento sem precedentes sobre a abrangência do crime organizado do país.
Uma coisa é a coleta de provas. Outra é o relatório da PF. Uma terceira é o relatório do Ministério Público Federal.
A alegação para a saída de Protógenes das investigações seria a tentativa de salvar o inquérito de erros de interpretação que teriam sido feitois. Colocou-se em seu lugar um delegado tido como especialista em crimes financeiros, discreto e eficiente.
Os primeiros resultados da investigação da PF - vazados hoje para todos os jornais - mostra mais que isso. Há uma tentativa clara de fornecer elementos para a anulação de todo o inquérito.
Vai ser uma maravilha. Seriam varridos para baixo do tapete os nomes de jornalistas que foram corrompidos. A mancha da suspeita atingirá todos, os que se venderam claramente e os que foram na onda. O mesmo acontecerá com juízes e procuradores. No mesmo balaio ficarão as suspeitas sobre os que se venderam e os que se apegaram ao formalismo das leis. E também sobre políticos, autoridades em geral.
Pergunto: a opinião pública aceitará conviver com essa suspeita gigantesca pegando tudo, de culpados a inocentes úteis?

Comentário
O delegado que cuisa do inquérito sobre o vazamento de informações não se limita apenas a vazar as informações do seu inquérito para a mídia. Vaza também conclusões, julga e fornece de bandeja para os advogados de Dantas os argumentos de que Gilmar Mendes necessita para sua campanha de anulação do processo.

Nenhum comentário: