Empresas querem dar sentido ao trabalho
Autor: Por Mauricio Oliveira, para o Valor, de São PauloValor Econômico - 19/03/2010A motivação de funcionários nem sempre precisa estar associada a bônus em dinheiro ou aumento de salário. Excelentes resultados podem ser obtidos com custo zero para a empresa. "Saber que o seu trabalho pode fazer a diferença na vida de pessoas é muito mais efetivo para extrair o máximo da equipe do que a promessa de participação nos resultados", diz Oscar Porto, diretor-geral da Medtronic no Brasil, fabricante de equipamentos médicos. Sua empresa organiza todo fim de ano o Holiday Program, evento criado pela companhia nos Estados Unidos, onde clientes contam aos funcionários o quanto são beneficiados pelos produtos da empresa.
Isso não é uma manifestação isolada de estupidez, é a materialização do pensamento empresarial. Os liberais dizem desde o século XVII que a busca do lucro é o motor do progresso, que a soma do egoísmo individual leva à prosperidade geral, ou seja, eles - empresários, executivos e acionistas - são movidos pelo lucro, pelo dinheiro, mas nós, trouxas que produzimos riqueza real, nos contentamos com "reconhecimento", "fazer a diferença" e coisas do gênero.
Lembro-me do infinito tempo em que trabalhei no Metrô e TODOS os funcionários repetiam o mantra "A minha parte pode dar em dinheiro" todas as vezes que executivos entediados vinham com essas ideias hilariantes. Mas nada jamais vai mudar a opinião da minoria rica de que eles precisam de toda a liberdade possível para ganhar a maior quantidade de dinheiro - dinheiro nenhum é suficiente, sempre se pode ganhar mais - mas nós, os outros 95% da população - podemos e queremos viver de "motivação".
Café de graça não existe para eles, mas para nós basta a "sensação" de fazer a diferença e a "motivação" para produzirmos lucros infindáveis "com custo zero" como eles gostam.
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