sábado, 21 de agosto de 2010

Campanha na TV derruba Serra até no Datafolha

21
ago

Olha a casca, Zé!

Em matéria especial da Folha, o diretor geral do Datafolha e o diretor de pesquisas do instituto, Mauro Paulino e Alessandro Janoni respectivamente, explicaram os motivos que levaram Dilma Rousseff a aumentar a diferença em relação a José Serra na corrida presidencial, chegando aos 17 pontos percentuais. Segundo eles, a TV é a grande responsável pelo salto de Dilma.

Com uma campanha impecável, a candidata do PT está tomando votos de José Serra entre todas as fatias da população, em todas as regiões do Brasil. Claro que o fato de José Serra ter cada dia menos moral com o povo e até com seus correligionários ajudou Dilma, mas não dá para negar que a propaganda da petista está dando um chocolate na do “Zé”, que até agora ninguém conseguiu engolir, principalmente depois dele tentar se colar na imagem do presidente Lula.

O fato é que a verdadeira candidata do Presidente Lula não para de crescer. Tanto é que o Datafolha mostrou que Dilma cresceu entre a preferência das mulheres, antes empatada com Serra em 35%. Com o começo do horário político, Dilma disparou e agora tem 43% das intenções de voto femininas, contra 31% do seu rival. Entre os homens, também dá Dilma: 52% contra 30%. Ela ainda está na frente entre os eleitores que já assistiram ao horário eleitoral, 34% do total dos entrevistados, com 53% a 29%, o que mostra que toda aquela conversa mole de favela falsa, Elba Ramalho falsa e Lula falso, felizmente, não deu em absolutamente nada.

Na macroregião Norte/Centro-Oeste, a vantagem de Dilma também é muito boa, 23 pontos (50 a 27). Até no Sudeste, onde os Tucanos sempre concentraram a imensa maioria de seus votos, a campanha “de caô-caô” de Serra vai a pique. Entre eleitores de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a vantagem de Dilma passou para nove pontos percentuais. Agora, o sudeste vota 42% a 33% para Dilma.

Destaco abaixo um dado interessante da matéria escrita pelos diretores do instituto, que não saiu na matéria de capa da Folha:

“A petista, na avaliação dos entrevistados, foi a candidata de melhor desempenho no horário eleitoral até aqui. Entre os que já assistiram ao programa, a vantagem da ex-ministra sobre o tucano é de 24 pontos percentuais. Entre os que ainda não o fizeram, ela cai para 13 pontos.”

Ou seja, mesmo os eleitores que ainda não assistiram aos ótimos programas da campanha televisiva de Dilma estão apoiando a candidata. Tenho certeza de que, quando uma fatia maior da população começar a assistir à propaganda eleitoral, a vantagem de Dilma só tende a crescer. A cada dia, mais pessoas saberão que Dilma é Lula e que José Serra não é nada.

Postado por Brizola Neto

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: