terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lisboa é a segunda cidade do mundo com mais eleitores brasileiros

Por http://www.interjornal.com.br/img_veiculos/v617.gif


Lisboa é a segunda cidade do mundo com mais eleitores brasileiros

As presidenciais no Brasil aproximam-se. A partir de Lisboa votarão mais de 12 mil brasileiros e do Porto quase 11 mil. Em Nova Iorque estão 21 mil eleitores.

Jorge Horta
ABr

ABr
Lisboa - O eleitorado brasileiro no exterior representa uma parcela residual de todos os votos possíveis das presidenciais no Brasil. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, fora do país estão apenas 0,15% dos 135,8 milhões de eleitores. Mas no universo de 200 mil brasileiros que poderão votar à distância, Lisboa tem um papel de destaque, sendo a segunda cidade do mundo com mais eleitorado.

A capital portuguesa fica apenas atrás de Nova Iorque. Enquanto a cidade norte-americana conta com 21 mil eleitores brasileiros, Lisboa contabiliza 12.360. A terceira maior cidade de eleitores brasileiros é Boston, nos Estados Unidos da América (EUA), com 12.330.

O Porto, segunda maior cidade portuguesa, também está no topo. É a quinta maior mesa de voto para os brasileiros no exterior, contabilizando 10.822 eleitores, logo atrás de Milão, em Itália, onde poderão votar 11.415 brasileiros.

Por países, os EUA são o maior foco de eleitores brasileiros fora do seu país. Portugal vem em segundo lugar.



Brasileiros em Lisboa votam na Faculdade de Direito

Para as eleições presidenciais do próximo domingo os brasileiros residentes em Portugal terão dois locais de voto, em Lisboa e no Porto. Na capital, o local escolhido foi a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Cidade Universitária.

Já para os brasileiros que vivam no Norte do país, o local de voto é o Hotel Ipanema Porto, na Rua do Campo Alegre. As eleições decorrerão domingo, dia 3 de outubro, das 8h às 17h. Se houver um segundo turno, será dia 31 de outubro.

O alistamento eleitoral para brasileiros residentes no exterior terminou a 5 de maio. Todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70 têm a obrigação de votar, mas os residentes no exterior apenas votam para as eleições presidenciais.

Os cidadãos brasileiros que não votem uma ou duas vezes incorrem em multa e a partir das três vezes ficam com o título eleitoral cancelado, o que impedirá, entre outras sanções, a emissão e renovação do passaporte.
0 comentários Links para esta postagem

Também do Blog DESABAFO BRASIL.

Nenhum comentário: