segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dilma e o debate: defender a honra é ser agressivo ?

    Publicado em 11/10/2010

Dilma em Aparecida: chega de aguentar calada

Saiu no Globo:

EM APARECIDA

Dilma diz que Serra subestima as pessoas e afirma que manterá tom contundente do debate

Marcelle Ribeiro* – O Globo; Reuters

APARECIDA (SP) – A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira que seu adversário, José Serra (PSDB), tem a mania de subestimar as pessoas e de se achar superior aos outros. (Ênfase minha – PHA)

Após assistir a uma missa na Basílica de Aparecida, a petista comentou o debate da TV Bandeirantes , em que partiu para o ataque direto ao tucano, e deu a entender que o tom deve ser mantido nos próximos confrontos

- Esperavam o quê? Que eu não defendesse as minhas posições? Que eu não apresentasse as minhas propostas? Que eu não criticasse a visão estratégica dele? Mas o debate é para isso – declarou.

Domingo, a candidata do PT surpreendeu ao partir para o ataque contra Serra no primeiro debate da campanha presidencial do segundo turno, insistindo na discussão das privatizações e no que chamou de campanha caluniosa patrocinada pelo tucano.

- Eu sempre me recusei a baixar o nível do debate… eu passei quase três meses sendo acusada da quebra de sigilo fiscal e hoje está claro que quem quebrou o sigilo fiscal foi um esquema mercantilista e corrupto dentro da Fazenda por razões não eleitorais e não políticas – disse.

- Eu passei muito tempo calada sobre essas acusações, o tamanho que tinha tomado essa central organizada de boatos… eu resolvi tornar isso algo público e compartilhar. Eu não fui na internet e não disse na forma de boato. Estou dizendo de forma aberta – completou a petista, lembrando que a Justiça aceitou abrir processo de crime de difamação contra Serra pelos ataques supostamente feitos a ela.

Dilma negou, no entanto, que tenha sido agressiva no debate e disse que quando há apenas dois debatedores, “as opiniões ficam mais claras”.

- Não sei por que se supõe, quando dizem para mim, que o governo Lula cometeu ‘esse, esse e esse erro’, que eu retrucar vira ofensa. São dois pesos e duas medidas e isso não é possível. O debate foi de alto nível. Ninguém elevou o tom de voz. Então que qualificação é essa de (que houve) agressividade? Quando a gente é assertivo a respeito das próprias posições, o debate fica mais claro.

- Debate assertivo é característica do segundo turno. Eu não entendo muito a surpresa – acrescentou.

Segundo ela, os debates do segundo turno serão respeitosos, mas as posições vão ficar claras, já que vai ser “olho no olho”. A petista lembrou ainda da Guerra do Vietnã para afirmar que pode reagir aos ataques da oposição.

- Eu sou mais velha. A minha geração lembra muito da Guerra do Vietnã, sabe por quê? Havia uma subestimação total da capacidade do Vietnã reagir à maior potência, os Estados Unidos. Da parte do meu adversário, não sei por que, ele tem a mania de subestimar as pessoas e se achar superior a elas. Esperavam o quê? Que eu não defendesse as minhas posições? Que eu não apresentasse as minhas propostas, que eu não criticasse a visão estratégica dele? O debate é para isso – disse.

Clique aqui para ler a íntegra .

Em tempo: Repare, amigo navegante, que o Deputado Gabriel Chalita – clique aqui para ver como os Brucutus o perseguiram, depois que ele rompeu com o Serra – está à esquerda da Dilma na foto, em Aparecida. Um passarinho pousou na janela lá de casa e perguntou: o Chalita não seria uma boa idéia da Dilma para Ministro da Educação?

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

2 comentários:

Frann disse...

Serra e sua 'troupé' apenas agora é que perceberam que não estão lidando com um poste.A DILMA desde o primeiro turno vem sendo achincalhada,desrespeitada como candidata e como MULHER.Durante o debate partiu prá cima do 'arrogante mentiroso'defendendo seu ponto de vista,fazendo-o por diversas vezes engolir em seco.O tom do debate foi registrado pela telinha da Band e o Zépedágio que se cuide.

MOITAVERDEJANTE disse...

ESSA É A NOSSA GUERREIRA! ESTÁ NA HORA DE DR. SERROTE LEVAR UMAS "MADEIRADAS" NA CABEÇA.