terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mino Carta: a “mídia nativa” e as ameaças à democracia brasileira

19/10/2010


Mino Carta

Vermelho -19 de Outubro de 2010 - 13h40

O diretor de redação da revista Carta Capital, Mino Carta, ironizou a “devoção” de quadros do PSDB pelos Estados Unidos. Durante a cerimônia “As empresas mais admiradas do Brasil 2010”, promovida pela publicação semanal, o veterano jornalista fez um discurso recheado de brincadeiras envolvendo a “mídia nativa” e os tucanos.
Ao falar das relações do Brasil com o mundo, Mino apontou que há muita gente do partido do presidenciável José Serra que gosta de ser um quintal dos Estados Unidos. “Enquanto Fernando Henrique Cardoso mergulhava sofregamente nos braços de Clinton (Bill Clinton, ex-presidente dos EUA), que nunca lhe disse 'Você é o cara', nosso presidente conseguiu implementar uma política exterior que enobrece o país e que não se atrela aos interesses dos outros. Só acredita nos interesses do Brasil. Única e exclusivamente”, afirmou, fazendo ao mesmo tempo uma referência a Lula e à frase proferida por Barack Obama ao presidente brasileiro.

O momento eleitoral foi o centro do discurso do diretor da revista, que fez questão de lembrar que defende abertamente a continuidade do atual projeto, com a eleição de Dilma Rousseff — da coligação Para o Brasil Seguir Mudando — para a Presidência da República. Ele ressaltou que Carta Capital declarou seu voto desde o começo das eleições, e que o jornal O Estado de S. Paulo só abriu sua posição pró-Serra na última semana do primeiro turno. “Fiquei espantado. Até agora não tinha entendido. Foi uma surpresa dolorosa. Quase tive um ataque. Fiquei perdido”, ironizou.

O diretor de Carta Capital lamenta que a “mídia nativa”, maneira pela qual chama a velha mídia, insista em falar em ameaças à democracia e aponta que as únicas investidas à liberdade de imprensa partiram de Sandra Cureau, vice-procuradora-geral eleitoral. Cureau, primeiramente, determinou que a revista apresentasse em prazo de cinco dias todos os seus contratos de publicidade com o governo federal. A procuradora usou os de uma denúncia anônima ao tomar sua decisão.

Depois disso, apresentou ação contra a Record por supostamente favorecer Dilma em seu noticiário. O detalhe é que Cureau já falou abertamente que prefere Serra. E, por fim, nesta segunda-feira (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou liminar apresentada pelo PSDB pedindo a restrição à circulação da Revista do Brasil. Os tucanos gostariam que a edição 52 fosse integralmente recolhida e proibida de circular pela internet.

“No nosso caso, mandamos a procuradora às favas”, finalizou Mino, que entende que a “mídia nativa” age da mesma maneira e no mesmo tom há 60 anos. Desestabilizou Getúlio Vargas, tentou impedir a posse de Juscelino Kubitschek, ajudou a empurrar João Goulart ao parlamentarismo, apoiou o golpe e se opôs às diretas. “Sem esquecer da invenção da Veja, o Caçador de Marajás. O Caçador de Marajás foi a única via encontrada para evitar a ascensão do Sapo Barbudo”, declarou, fazendo referência, respectivamente, a Fernando Collor de Mello, que em 1989 derrotou, com ajuda fundamental da velha mídia, Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Rede Brasil Atual
.

2 comentários:

Unknown disse...

Prezado Saraiva,

O Mino é o nosso mestre, um dos últimos grandes jornalistas. Boa matéria da sua colaboradora.
Passei por aqui e aproveito para agradecer, pois você é um dos divulgadores do meu trabalho e um dos que ajudam a fortalecer a nossa blogosfera.
Acabo de chegar da PUC onde se realizou um histórico manifesto pró-Dilma.
Vamos às ruas e conversar bastante com as pessoas para eleger nossa presidente.

Um abraço

Lula Miranda

Anônimo disse...

A Leda Ribeiro é mais do que uma simples colaboradora e quando não escreve seleciona muito bem as matérias que publica neste blog. O Mino Carta realmente é um mestre, mas nosso blog publica sempre matérias de jornalistas, poetas, cronistas, pensadores e/ou intelectuais ditos pregressistas ou "Militantes da utopia".
Vamos do competente e lutador Eduardo Guimarães, que não é jornalista, até o Mino, mas passamos por vários jornalistas conhecidos. Revistas como Carta Capital, Carta Maior, Caros Amigos e Revista Fórum, para citar algumas também não são esquecidas.
Sem vocês e o ideal de liberdade e democracia, que encontrou espaço maior na blogosfera a partir de 2003 como governo LULA, nosso blog com pouco mais de 2 anos não teria razão para existir e para que continue existindo temos obrigação de divulgar o trabalho de todos voces.
È ótimo saber do bom resultado movimento pró-Dilma na PUC e tenha certeza que já estamos e vamos continuar ir às ruas para eleger DILMA ROUSSEFF.
Este humilde blog está honrado em receber um comentário de Lula Miranda.
Em meu nome e da colaboradora agradecemos.
Forte abraço,
Saraiva