quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pesquisas trazem tucanos virtualmente empatados com petistas

14/10/2010 14:54, Por Redação, de São Paulo e Teresina

Dono de imenso apoio popular, Lula minimiza as pesquisas de opinião

Dono de imenso apoio popular, Lula minimiza as pesquisas de opinião

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira indica a candidata Dilma Rousseff (PT) com 4,1 pontos à frente no segundo turno das eleições presidenciais. A petista tem 46,8% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 42,7%. Considerando apenas os votos válidos (sem contar brancos, nulos e indecisos), Dilma alcança 52,3% e Serra 47,7%.

O mesmo estudo também mostra queda na rejeição ao candidato José Serra (PSDB) na disputa à Presidência da República. O levantamento aponta que 37,5% dos eleitores não votariam em Serra, enquanto 35,4% não votariam na candidata Dilma Rousseff (PT). No final de setembro, na última edição da CNT/Sensus, Serra exibia a rejeição de 40,2%, enquanto Dilma chegava a 32,6%.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vê com naturalidade o resultado das pesquisas presidenciais e comparou a trajetória da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, com a sua nas eleições de 2006.

– Vejo os números com naturalidade, dentro do que estava previsto. Estamos tranquilos. Está acontecendo com a Dilma a mesma coisa que aconteceu comigo em 2006 – afirmou, na manhã desta quinta-feira, em visita ao Instituto Federal do Piauí, durante inauguração da ampliação do campus de Teresina.

Já o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, atribui o aumento da rejeição a Dilma ao “processo de difamação” realizado contra a candidata na reta final do primeiro turno relacionado à questão do aborto.

– É consequência de um processo de difamação que ela está sofrendo. Se a rejeição dela está maior, o outro melhora um pouco – disse.

Na outra ponta, a pesquisa indica que 59,6% dos eleitores acreditam na vitória de Dilma no dia 31 de outubro, enquanto apenas 29% acham que Serra vencerá as eleições. Os indecisos sobre quem ganhará a eleição presidencial somam 11,4%. Dilma também leva vantagem em relação aos programas eleitorais. A pesquisa acrescenta que 28,4% dos eleitores consideram os programas da petista no rádio e TV melhores que os de Serra, lembrado como melhor programa por 25,7% dos eleitores.

A CNT/Sensus mostra que 48,4% dos eleitores assistiram aos programas na TV. No rádio, somente 5,3% dos eleitores responderam que têm acompanhado, enquanto 8,5% têm assistido no rádio e TV. Segundo a pesquisa, 13,5% dos eleitores não tomaram conhecimento dos programas eleitorais. A pesquisa aponta que 72,9% dos eleitores já definiram seu voto para presidente da República, enquanto 22,9% ainda permanecem indecisos. O levantamento mostra ainda que 92,7% dos eleitores vão votar no dia 31 de outubro, enquanto 2,7% não vão às urnas. Outros 3,9% estão indecisos sobre o comparecimento no dia da votação.

No debate

Ainda segundo a CNT/Sensus, 40,3% dos eleitores não acompanharam o debate entre os presidenciáveis realizado pela TV Bandeirantes no último domingo. Outros 30,9% assistiram todo o debate, ou pelo parte dele, enquanto 27,2% apenas ouviram falar sobre o assunto.

A avaliação do desempenho dos candidatos no debate, segundo a CNT/Sensus, aponta grande indecisão dos eleitores. A maioria (69,1%) não soube avaliar qual dos candidatos se saiu melhor. De acordo com o levantamento, 14,9% dos eleitores consideram que Dilma teve melhor desempenho e 12,4% preferiram o desempenho de Serra.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, em 136 municípios, com a realização de duas mil entrevistas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 35.560/2010.

Ibope

Na pesquisa Ibope divulgada na véspera, a candidata Dilma Rousseff (PT) está seis pontos à frente no segundo turno das eleições presidenciais, com 49% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 43%. Considerando apenas os votos válidos (sem contar brancos, nulos e indecisos), Dilma alcança 53% e Serra 47%, também com diferença de seis pontos a favor da petista.

A pesquisa Ibope, divulgada pela Rede Globo, foi realizada entre 11 e 13 de outubro junto a 3.010 eleitores, com margem de erro de 2 pontos percentuais. No Vox Populi divulgado pouco antes pelo portal iG e pela TV Bandeirantes, Dilma aparece com diferença maior sobre Serra, de oito pontos no cálculo total (48% contra 40%) e de 9,1 pontos nos válidos (54,5% contra 45,4%).

O Datafolha divulgado no sábado, a primeira pesquisa do segundo turno, mostrou números similares aos do Vox Populi. Dilma ficou com 48% e Serra com 41% no cálculo total. Considerando apenas os votos válidos, a petista teve 54% contra 46% de Serra.

Na eleição de primeiro turno, realizada em 3 de outubro, Dilma recebeu 46,91 dos votos válidos e Serra ficou com 32,61%.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Um comentário:

Fernando Afonso disse...

Margem de erro não foi mencionada.

Dilma vencerá com cerca de 58%. Isso é consenso entre os estatísticos nas univesidades.