“Ao apostar na apresentadora, Jornal
Nacional mistura jornalismo com entretenimento; porém, fontes de
inspiração do telejornal no exterior - como BBC e CBS - mantêm como âncoras
jornalistas com carreira brilhante como repórteres; primeiros números do Ibope
apontam queda de audiência do JN
Brasil 247
Segundo o Ibope, o telejornal marcou a pior audiência do ano em uma segunda-feira – de 28,8 pontos. Com Fátima, o JN nunca ficou abaixo dos 30 pontos em início de semana – informa o instituto que afere o número de televisores ligados diariamente. Essa redução de telespectadores, que não é desprezível, pode indicar que o público não está interessado na fórmula jornalismo e entretenimento na TV – que parece ter sido a opção da Globo com a troca de Fátima por Patrícia.
O que espera o público do Jornal Nacional? Um telejornal mais revistado, com uma âncora menos jornalista e mais apresentadora (clique aqui para relembrar a experiência de Poeta)? Ou um jornal mais sério, com notícia e análises feita por jornalistas com bagagem (caso da própria Fátima, que fez carreira na TV Globo)?
Enquanto a Vênus Platinada vai na primeira
opção, as emissoras estrangeiras que inspiraram o formato original do JN vão
pelo outro caminho. A CBS, um dos principais canais de TV dos Estados Unidos,
não abre mão do jornalista Scott Pelley 54, como ícone do diário The CBS Evening News. A carreira do
âncora salta aos olhos de qualquer jornalista.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Nenhum comentário:
Postar um comentário