segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Jamais será noticiado pela imprensa corrupta brasileira


Exército Brasileiro conclui a expansão da pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos
Guarulhos (SP) – No dia 8 de dezembro o Exército Brasileiro realizou a entrega oficial da obra de expansão da pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O Exército Brasileiro ficou encarregado do processo licitatório, do gerenciamento e da fiscalização da obra, coordenando os trabalhos das empresas contratadas.

A solenidade de entrega ocorreu na pista de pouso do Aeroporto e foi presidida pelo Diretor de Obras de Cooperação, General-de-Brigada Wagner Oliveira Gonçalves, tendo sido acompanhado por autoridades civis e militares.

A obra realizada foi constituída de duas ações distintas: a expansão da pista de pouso e a construção de um pátio de estacionamento de aeronaves do Terminal de Passageiros 3. Instaurou-se, assim, um desafio logístico para o Departamento de Engenharia e Construção (DEC). O Departamento utilizou, pela primeira vez em uma obra pública, o simulador ARENA, um programa de simulação gráfica. Com o emprego deste software, foi possível calcular o número de caminhões, escavadeiras e tratores necessários para cumprir os prazos de execução determinados.

A obra concluída revitalizou parte de uma das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto. O asfalto antigo foi retirado, sendo colocada uma nova capa asfáltica, com o acréscimo do grooving (sulcagem que evita a aquaplanagem das aeronaves). O sistema de iluminação da pista foi substituído, utilizando-se fibra óptica, e o sistema de drenagem de águas pluviais também foi recomposto.

Esta obra foi um marco histórico de parceria entre o Exército Brasileiro e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO), preparando o Brasil para receber, com a devida segurança e o conforto adequado, participantes e torcedores da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Nenhum comentário: