domingo, 19 de fevereiro de 2012

Desfile de escolas de samba de SP pode sofrer interferência política

Posted by eduguim on 19/02/12 • Categorized as Opinião do blog

A escola de samba Gaviões da Fiel foi a penúltima a se apresentar. Desfilou nos estertores da madrugada de domingo (19) e superou expectativas pela qualidade técnica da apresentação, pelo esmero das alegorias e pela surpreendente criatividade.
Com o tema “Verás Que o Filho Fiel Não Foge À Luta – Lula o Retrato de Uma Nação”, a Gaviões foi tecnicamente irretocável. A riqueza das alegorias, a evolução competente e milimetricamente sincronizada uniu-se a expressiva empolgação do público.
O desfile da escola foi aberto por temas mais políticos, com alas de nomes sugestivos como ABC da Vida, Caça às Bruxas, Porões da Ditadura, Voz que Não se Cala, Diretas Já e pelo carro alegórico Duelo da Democracia contra o Dragão da Ditadura.
Em seguida, vieram alas, baterias e carros alegóricos que destacaram a obra social da era Lula, com as alas Prato Cheio, Busca do Saber, Carteira de Trabalho Assinada, Quem Casa quer Casa, Energia e Progresso e Estabilidade da Moeda.
Quando a ala sobre a moeda estável entrou na avenida, a locução da Globo fez questão de lembrar que a estabilidade também seria obra de FHC.
Destacaram-se, entre as celebridades presentes, Fábio Assunção, Sabrina Sato e a própria esposa de Lula, Marisa Letícia.
Mas o que levantou mesmo o público e encantou os comentaristas da Globo foram as dezenas de componentes da escola usando máscaras de Lula e trajando um macacão de operário todo prateado. Em certo ponto do desfile, os “Lulas” tiraram o macacão e ficaram de terno e gravada, simbolizando a transformação do operário em presidente.
Um detalhe emocionante: dezenas de homens que se vestiram de Lula operário e que depois despiram o macacão e viraram presidentes rasparam completamente os cabelos antes do desfile em solidariedade ao problema de saúde do homenageado.
No último carro alegórico da Gaviões, Marisa Letícia, animada, sambava sem parar.
Fechando o desfile, uma réplica em isopor do Rolls Royce presidencial, com uma criança vestida de esposa de Lula e um figurante no papel do próprio. Detalhe: o “motorista” do carro foi o ator Fábio Assunção.
Ao fim do desfile da Gaviões, o apresentador da Globo Chico Pinheiro entra no ar diretamente de um dos camarotes do sambódromo. Viera anunciar uma suposta “classificação das escolas segundo notas dos telespectadores”.
Para quem assistiu ao desfile dessa e das outras escolas de São Paulo, a nota média que a Globo diz que teria sido dada pelo público foi surpreendente. A pontuação 8,6 colocou o samba-enredo e a escola que mais empolgaram o público em sétimo lugar.
A Gaviões, escola detentora de vários títulos, com um desfile tecnicamente perfeito, com um samba-enredo que enlevou o público, a militância petista, a torcida do Corinthians e a da própria escola, poderia não ficar em primeiro na preferência do público… Mas em sétimo?!
A cada Carnaval, surgem acusações de que a Globo interfere no resultado das disputas de escolas de samba. A pontuação pífia da Gaviões que a emissora atribui ao público, é estranha. A escolha da vencedora em S. Paulo pode virar uma guerra, este ano.
—–
Leia e ouça, abaixo, o samba-enredo da Gaviões da Fiel em 2012.
Samba Enredo 2012 –
Verás Que o Filho Fiel Não Foge À Luta – Lula o Retrato de Uma Nação
G.R.E.S. Gaviões Da Fiel
Vai meu gavião…
Cantando a saga do menino sonhador
Um filho do sertão, cabra da peste… Irmão
Que deus pai iluminou!
Trouxe no sangue a coragem, a fé
O poder regendo seu destino!
Na cidade grande a esperança… O futuro promissor!
Traçou seu o caminho
Cresceu foi à luta… Pra vencer
E o sonho se torna real
Luiz Inácio o operário nacional!
*
Companheiro fiel… Por liberdade
Na corrente do bem… Contra a maldade!
Elo forte da democracia
A luz da nossa estrela guia!
*
Viu… No coração do Brasil
Tanta desigualdade
O retrato da realidade
A utopia buscando a dignidade!
Solta o grito da garganta e vem comemorar
A soberania popular
Felicidade…
O povo unido venceu
A cidadania resplandeceu
Uma nova era aconteceu!
*
Sou da nação, sou valente e festeiro
Corinthiano loucamente apaixonado!
Em oração a São Jorge guerreiro
Peço que o brasileiro seja sempre abençoado!”


—–
Assista ao video em que Lula agradece à Gaviões da Fiel pela homenagem

—–
Assista a trechos do desfile da Gaviões da Fiel de 2012

 
Tags: , , ,
 
Do Blog da Cidadania

Nenhum comentário: